É do Peru!

Aviso aos navegantes que a próxima parada do Gastro-pop será o Peru. Depois de ouvir e ler bastante sobre o que comem, embarquei pra lá em junho, junto com meus chefs queridos Carol Brandão e Carlos Siffert, pra olhar tudo de perto. Comecei com um pisco sour autêntico e me joguei na cultura local durante uma semana. Aqui você pode conferir um filminho da gente lá.

Blog_Peru

De influências espanholas, andinas, africanas, além de uma inesperada conexão asiática devida às numerosas comunidades japonesas e chinesas que habitam o país, descobri que a cozinha peruana tem dois ingredientes-chave, a batata e o milho. O tubérculo, inclusive, originou-se por lá e possui mais de duzentos tipos. Já o milho está em todo lugar, em salgados, doces e bebidas.

No jantar do dia 27, no Studio 768, Carol, Carlos e eu vamos servir, entre muitas cositas más, Tiraditos, que são fatias de peixe cru, semelhantes ao sashimi, com três molhos diferentes; Pato à moda de Chepén, que combina magret grelhado e coxa confitada em molho à base de laranja, licor de anis e pasta de aji amarillo; e, de sobremesa, um encantador Manjar de Chirimóia, espécie de pinha andina.

Deu água na boca? Então corra porque a mesa tem só 20 lugares!


Posts Relacionados

  • Já pro laboratório!Já pro laboratório! Vocês que devem acompanhar o noticiário de gastronomia por aí já devem ter visto algo sobre o Paladar Cozinha do Brasil. Não? Então, […]
  • Filmes comestíveisFilmes comestíveis O próximo passo da minha odisseia porto-alegrense já tem data marcada e será o tipo de evento que quem acompanha este blog sabe que é a […]