Luzes, câmera, corta!

Viver do jamón, muito espanhol vive. Pudera: com a delícia que é aquilo e com o valor a que o quilo chega a ser vendido, o comércio do presunto virou parte importante da economia da Espanha, que já exporta a iguaria para o mundo todo, do México à China.

Agora, fascinante de verdade foi o sujeito que conhecemos outro dia por aqui: Florencio Sanchidrián, orgulhosamente eleito Cuchillo de Oro, ou seja, o melhor cortador de jamón do mundo! E se você acha que para isso já existem as máquinas de fatiar das padarias é porque não viu o espetáculo que o tal do Florencio proporciona, nem ouviu a defesa – às vezes racional, muitas vezes emocionada – que ele faz do jamón ibérico e da arte de cortá-lo.

Blog_espanha3

E como todo show que se preze, rola um mise-en-scène: pañuelo en la cabeza, outro lencinho no pescoço, avental, gestos meio teatrais de quem tem alma de toureiro (ele garante que tem). Quando ele começa a ensinar como afiar os cuchillos parece mesmo um toureiro, só que vestido de Zorro. É uma grande atração. Tão grande que ele já cortou presunto pra Rei Juan Carlos II, Robert De Niro, Fernando Alonso, casal David e Victoria Beckham… A lista vai longe e abarca todo tipo de celebridade que você puder imaginar. Ele conta que da modelo Naomi Campbell escutou o elogio mais sincero: “Isto aqui é melhor do que caviar.” Só que Florencio precisou que alguém traduzisse, porque, segundo o próprio, “pega mal um cortador de jamón que fale inglês”.

Com sua faca afiadíssima, ele já cortou uma única fatia de 11,8 metros num programa de televisão e já ganhou os corações (e, há quem diga, cachês pra lá dos 3 mil euros) de todos os famosos espanhóis ou que visitam o país. Só que, com todo o jeito folclórico e frases de efeito – como “o jamón fala, e eu respondo com a faca” ou “ele diz onde quer ser cortado; tem vida” –, Florencio é muito mais que apenas um showman. O que ele fez foi nos dar uma verdadeira aula sobre o jamón ibérico e as sutilezas que existem ao cortá-lo. E aí não há nada de frescura ou parafernália: segundo a maneira como corta o presunto, Florencio é capaz de tirar até sete sabores diferentes; o segredo está na maneira como a gordura se entremeia com a carne. O resultado é indescritível, e pode ter certeza de que é só por isso – pelo que faz com a faca e o jamón na mão – que Florencio Sanchidrián mantém tanta pose. É que o show dele é completo. Que ver? Clique abaixo.




Posts Relacionados

  • Don QuixoteDon Quixote Terra de Miró e Picasso, Gaudí, Velázquez e Goya, das touradas do Barça e do Real Madrid, dos filmes de Almodóvar e agora do Woody […]
  • La movida madrileñaLa movida madrileña Hola, amigos, ¿qué tal? Entre tapas e touros, aqui estou na Espanha, hospedada no simpático hotel AC Recoletos, na lindíssima […]