Sorria, você está comendo

Outro dia falei por aqui sobre minha alegria de, pela gastronomia, poder influenciar diretamente na saúde das pessoas, lembram? Pois neste mês de dezembro está acontecendo outro projeto que é daqueles de deixar a gente realizada e orgulhosa para a vida toda.

Eu e minha equipe vamos ministrar quatro aulas, cada uma com três horas de duração, para os cozinheiros e nutricionistas do Hospital do Câncer. O hospital nos passou quais são os pratos mais usados nas dietas dos pacientes e nós tratamos de rever, reeditar, recriar e retemperar esse cardápio.

São coisas como cozinhar antes a cenoura no caldo para fazer dela um soufflé, aprender a usar ervas frescas, especiarias e caldos de frutas para dar mais sabor à comida, além, claro, de uma série de receitas novas que propusemos para alegrar o paladar do pessoal.

Blog_sorriaOs pacientes em tratamento de câncer muitas vezes perdem parte considerável do paladar, e conseguir estimular a vontade de comer é um ingrediente importante não só para garantir a saúde deles, mas também para trazer um momento de alegria ao seu dia-a-dia. E, na nossa primeira aula, eu testemunhei como a equipe do Hospital do Câncer realmente acredita nisso: o brilho nos olhos de cada um, a quantidade de perguntas, a vibração que tinha naquela sala… tudo transmite uma vontade gigantesca de levar coisas boas aos pacientes. Uma experiência tocante, para fechar 2008 com o sentimento certo no coração.

PS: Para quem se interessa sobre o efeito da alimentação na saúde, um endereço interessante de se conhecer é o da Fundação Alicia (nome que vem de Alimentação + Ciência), que tem Ferran Adrià como presidente de seu conselho. Esse instituto, com sede na Catalunha, se dedica a pesquisar a relação entre comida e saúde, a desenvolver a gastronomia espanhola e melhorar os hábitos alimentares.


Posts Relacionados

  • Mundo grãoMundo grão É até engraçado ver como algumas empresas têm se esforçado para chamar a atenção dos ingredientes de seus produtos. Nos pães, começaram […]
  • Receitando receitasReceitando receitas Comer bem é uma fonte enorme de prazer desde que o mundo é mundo e, cada vez mais, é comprovadamente um dos elementos mais importantes […]