Sopa de garrafa

Conhecer o gazpacho, eu já conhecia, pelo menos no conceito mais típico que se difundiu para o resto do mundo: como uma sopa fria de tomates. Mas, durante a viagem à Espanha, descobri que os andaluzes – inventores desse gazpacho à base de tomates, que se tornou o mais popular – têm uma visão um pouco diferente dessa delícia refrescante.

Chamar de “suco de tomate” talvez seja demais, mas o negócio é que na Andaluzia o pessoal está longe de enxergar o gazpacho como uma sopinha para ser tomada como entrada. Principalmente na província de Sevilla, onde em todos os verões a temperatura supera de longe os 40ºC, ele é presença constante e indispensável nas geladeiras: da mesma forma que nas cidades de interior de São Paulo, por exemplo, há sempre uma jarra de suco pronta para acalmar a sede dos convidados, entre os andaluzes a jarra é de gazpacho geladinho.

Segundo se conta no sul da Espanha, o gazpacho se tornou popular entre os camponeses, que, sob um calorão daqueles, precisavam se alimentar durante o dia mas não tinham vontade de nada pesado. A mistura gelada de vegetais batidos foi a solução ideal e se tornou um dos ícones gastronômicos da região.

Como o flamenco ou a tourada, o gazpacho é mais um exemplo daquelas coisas que são específicas da Andaluzia, mas que se tornam um sinônimo da Espanha toda. Hoje, todo supermercado espanhol vende dúzias de gazpachos em caixinhas Tetra Pak. Se você ainda não conhece a sopa-refresco, não cometa esse pecado: tome um caseiro, bem preparado, seguindo a receitinha abaixo.

Blog_gazpacho


Gazpacho Andaluz

Ingredientes:

1 kg de tomates sem pele nem sementes (maduros e firmes)
200 g de casca de pão
100 ml de vinagre de jerez
500 ml de azeite extravirgem (qualidade de azeite é FUNDAMENTAL!)
Sal e pimenta a gosto

Preparo:
Bater tudo no liquidificador.
Gelar por duas horas, no mínimo.
Sirva em tacinhas com um fio de azeite extravirgem
Se for servir como entrada, sirva em tigelinhas e faça potinhos com cubinhos de presunto serrano, pepinos e pimentões amarelos e verdes.


Posts Relacionados

  • Uma bebida gelada salgada ou uma Sopa Fria?Uma bebida gelada salgada ou uma Sopa Fria? Leve, saudável, nutritivo e com um gostinho de Peninsula Ibérica Conhecer o gazpacho, eu já conhecia, pelo menos no conceito mais […]
  • Food is fashion is foodFood is fashion is food Semana passada eu e minha querida Carol Brandão arriscamos colocar nossos pezinhos na passarela da São Paulo Fashion Week. Foi no […]