Paraty me chama

Gente, o ano vai chegando ao fim, chega a loucura que é o Natal e, em seguida, eu estarei de fééééééérias!!!

Férias naquela que talvez seja uma das regiões mais belas de todo o litoral brasileiro: Paraty. Os portugueses não eram bobos nem nada mesmo. Escolheram este paraíso como pouso de veraneio e point de salvaguarda da frota, naquela baía de águas cristalinas abrigada e protegida dos ventos.
Sou louca por Paraty e tenho meus programas favoritos por lá. Vejamos, no centro histórico:

Blog_paraty

- O Thai Brasil é o restaurante da Marina, uma alemã de Munique. Ela começou com apenas seis receitas, ensinadas por sua irmã (que teve um amante tailandês, com quem aprendeu esses seis pratos). O lugar é pop, e é a própria Marina quem faz as mesas, cadeiras e as pinturas nas paredes. A comida é despojada e autêntica. Sensacional. Experimente o “caithay”, uma caipirosca de lichias.

- O Banana da Terra é o restaurante gourmet de Paraty e faz maravilhas sob o comando da doce Ana Bueno, que sabe tudo sobre banana da terra, pupunha, farinha de mandioca, peixes, mariscos e siris.

- Para comida italiana, a pedida é o Punto Divino, que serve uma deliciosa pizza no prato, com massa bem crocante, autenticamente italiana. Recomendo o carpaccio de robalo, a salada de rúcula e o penne a La Norma, meu favorito, com ricota defumada, berinjela, abobrinha e tomates. Tudo orquestrado pelo italianíssimo Pippo.

No mar, vale a pena parar na ilha do Catimbau para comer uma plancha de frutos do mar, um bom ceviche cortado na hora, ou um providencial PF de arroz, feijão, salada e peixe grelhado. As caipiroscas de maracujá, pitanga e abacaxi com gengibre fazem a festa nas mesas espalhadas pela varanda.

Se você estiver por Paraty, aproveite essas dicas, que elas valem a pena. E, onde quer que você esteja nesses últimos dias do ano, viva intensamente as coisas boas e entre com esse espírito em 2009. O blog vai fazer o mesmo: dar uma providencial descansadinha. Nos primeiros dias de janeiro estou de volta, cheia de energia renovada! Feliz ano novo!


Posts Relacionados

  • Natal é Fiesta e FiestaNatal é Fiesta e Fiesta Natal (critique-se o apelo comercial ou não) é um momento de carinho, onde a família troca presentes e se reúne - em torno de uma mesa, […]
  • Vamos tomar uma Paraty?Vamos tomar uma Paraty? Para brindar com vocês essa minha estréia na blogosfera, vou deixar a champagne de lado e empunhar toda orgulhosa um martelinho cheio […]