Food is fashion is food

Semana passada eu e minha querida Carol Brandão arriscamos colocar nossos pezinhos na passarela da São Paulo Fashion Week. Foi no “Boca-a-boca”, no lounge da Anhembi Morumbi dentro do evento, uma troca de experiências rica e divertidíssima com o Dudu Bertholini, estilista da Neon: enquanto ele nos adereçou da cabeça aos pés com as peças coloridas e alegres da sua nova coleção – uma mistura de Bahia com a Andaluzia –, nós aproveitamos a deixa espanhola para ensiná-lo a preparar duas tradicionais sopas frias de lá: o gazpacho (tem post sobre ele por aqui mesmo) e o ajoblanco. Na verdade, o Dudu queria mesmo era ensinar a gente a fazer poses (diz ele que temos que treiná-las diante do espelho…rs).

Blog_sfwFoi uma farra, claro, e morremos de dar risada, mas bolar esse encontro não foi coisa à toa: gastronomia e moda têm muitíssimo em comum. Na minha visão, a mesma essência. Um sabor gostoso faz, para o paladar, exatamente aquilo que a beleza faz para os olhos. São duas áreas que dão asas à criatividade, ambas são freqüentemente usadas como símbolo de status e cujas profissões se tornaram uma tendência no século 21: do mesmo jeito que nunca se viu tanta gente querendo ser chef como hoje, o mesmo vale para os estilistas. E, principalmente, poucas coisas caracterizam tanto um povo quanto aquilo que seus integrantes comem e vestem. São dois hábitos que existem desde que o ser humano é ser humano, mas que, ao longo dos séculos, deixaram de ser simples necessidades a serem cumpridas para se tornarem formas de expressão.

Do mesmo modo que movimentos das artes plásticas já influenciaram tanto a literatura, ou que essa já influenciou a música, quem disse que alguém que trabalha com gastronomia não é capaz de se inspirar e aprender um bocado com ideias vindas da moda ou vice-versa? Afinal, nosso objetivo é o mesmo: trazer mais graça a atos triviais da vida.


Posts Relacionados

  • Muito além de chef de cozinhaMuito além de chef de cozinha Muita gente acha que a principal – e única – possibilidade para um graduado em gastronomia seja se transformar num chef de cozinha. […]
  • Diga-me como é seu café da manhã…Diga-me como é seu café da manhã… Eu confesso: apesar de estar sempre pensando em receitas, criando pratos e cozinhando especialmente para almoços e jantares, eu sou […]