Overdose de Mendoza

blog_mendonza1

O Grand Hyatt de Mendoza está em polvorosa: repleto de estrangeiros, amantes de vinho e da gastronomia. É uma briga para conseguir uma boca de fogão! A cozinha lotada de chefs entrando e saindo da câmara frigorífica, cada um com seu carrinho cheio de suas preparações. Se você pensou em algo bem caótico, acertou. Salve-se quem puder!

Nossa turma – e que turma! – é formada pelos queridos amigos peruanos Marisa Guilfo e Coque Ossio, do La Bomboniere, e os chefs Xaviera e Miguelito, alem do bonachão Luis Acuña, do restaurante El Pobre Luis, de Buenos Aires, e a chef espanhola Montse Estruch, do El Cingle, de Barcelona. Entre tantos participantes, descobri que agora até o filho do Harrison Ford é chef!! É o Benjamin Ford, que está aqui no nosso encontro: ele é o responsável pelo Ford’s Filling Station, no Culver Boulevard, em Los Angeles.

Comi deliciosas empanadas assadas no forno a lenha, ojo de bife, merluza negra, solomillo de cordeiro, tenras batatas-doces… a cozinha argentina tem um jeito simples, quase caseiro, mas extremamente focado na excelência dos produtos, de seus lácteos e carnes fantásticas, das frutas, ervas…

E na quarta-feira visitei a bodega Família Zuccardi , levada pessoalmente por uma das proprietárias, Ana Zuccardi. O lugar abriga a Casa Del Visitante, um restaurante rústico, como cara de casa de fazenda: o salão fica de frente para um bosque e é todo rodeado por parreiras carregadas com uvas que parecem pintadas a mão. Tudo envolto num silêncio, num ar puro e numa iluminação natural simplesmente divina.

blog_mendonza2

Além do vinho muito bom, a Zuccardi produz excelentes azeites varietais: um bem espanhol, manzanilla, outro de origem italiana, o frantoio (que é o meu favorito) e também uma variedade de oliva argentina chamada arauco, a mais picante de todas. Os produtos da Zuccardi chegam ao Brasil pela Expand.

Experimentamos matambre, morcilla, provoleta e uma sobremesa feita com a redução de um vinho que tem o curioso (quase duvidoso!) nome de malamado. É um equivalente argentino ao vinho do porto. Combinado com balsâmico e uvas brancas e negras servidas numa tigela de sorvete de baunilha, é coisa para fazer qualquer um capotar! O segredo para deixar essas uvas bem crocantes é deixá-las bem geladinhas antes de salteá-las no tal molho na frigideira. Buenazo! Estupendo!

Voltando ao Food and Wine South American Chefs, quinta-feira foi o dia do nosso coquetel de abertura e preparamos essa gostosa sopa fria de palmito com caranguejo centolla. Querem testar?


Vichyssoise de pupunha e centolla fueguina (20 porções)

Ingredientes – vichyssoise
6 corações de palmito pupunha fresco (de preferência) ou em lata (1,5 kg)
3 batatas médias descascadas
2 cebolas médias raladas
3 litros de caldo de frango
1 colher de sopa de molho inglês
1 xícara de creme de leite fresco
Ciboulette para decorar
Sal
Pimenta-do-reino moída na hora

Preparo
Asse os corações de pupunha embrulhados em papel alumínio regados com azeite e temperados com sal e pimenta por cerca de 30 minutos a 180ºC. Deixe dois reservados, picadinhos, para decorar.
No caldo, cozinhe as batatas.
Refogue a cebola rapidamente sem deixar dourar e junte ao cozimento das batatas. Adicione o palmito picado grosseiramente, deixe esfriar, bata no liquidificador, verifique o tempero, coloque o sal e o molho inglês, e leve para gelar bem.
Na hora de servir, coloque um fio de creme fresco, o palmito em cubinhos, um pouquinho da centolla e um ramo de ciboulette.


Centolla Fueguina
500 g de carne de centolla limpa, desfiada ou patolas
2 alhos-porós picadinhos (só o talo)
5 pimentas-dedo-de-moça sem sementes e picadinhas
50 g de manteiga
50 ml de azeite extravirgem
Sal

Salteie o alho-poró no azeite com a manteiga rapidamente, junte a centolla e a pimenta. Salteie até secar o excesso de líquido. Por último, acerte o sal e a pimenta. Sirva no fundo das tacinhas de sopa.

Hasta la vista, baby! Besos mil aí no Brasil!


Posts Relacionados

  • Deleite de lecheDeleite de leche Além da carne e do mate, a Argentina tem no doce de leite um daqueles seus produtos nacionais que encantam todos os paladares. E, em todos […]
  • MerengueMerengue De repente, da janela do avião, avistamos a Cordilheira dos Andes, linda, emocionante... É tão alta que o avião passa bem perto. Picos […]