O melhor do Alentejo

blog_alentejo
Fica em Albernôa, no Baixo Alentejo, uma incrível pousada, das mais interessantes que já visitei. É a Herdade da Malhadinha Nova, um lugar supercharmoso, com luxo mas sem frescura. Para quem aprecia comer e beber então… a estadia fica ainda melhor. Todos os ingredientes servidos são produzidos lá, frescos, orgânicos e deliciosos. Em total harmonia com a natureza, ainda são criados animais próprios da região, como o porco preto e a vaca alentejana.

As condições do solo e climáticas – o tal do terroir – da propriedade, somadas a todo o cuidado do mundo no manejo e na vinificação das uvas, também dão em ótimos vinhos. A bebida está no DNA de todos. Os proprietários, que eram do ramo, só montaram aquilo para terem um lugar para fazer o próprio vinho. Seus filhos, quatro ao todo, mantêm a tradição iniciada pela mais velha do grupo, que fez o desenho do primeiro rótulo produzido na herdade. Dali pra frente, coube sempre à prole dos sócios essa linda tarefa. E são umas graaaças os rótulos! Se você é do tipo que se deixa seduzir por um rótulo bonito, certamente não resistiria a esses. E nesse caso, não seria só um rostinho bonito: o conteúdo é excelente!

Pra quem não quer apenas ficar largado à beira da piscina, o que não deixa de ser uma proposta interessante, uma opção é entrar de corpo e tudo num tanque cheio de uvas. Sim, por lá ainda resiste a tradição da pisa a pé, o método artesanal de maceração das bagas. Se você nunca viu a cena, dá uma olhada no videozinho abaixo. Além de ver no detalhe todo o processo de fabricação dos vinhos deles, você poderá notar que o lugar é chocante. Dá vontade de voltar pra lá já!


Posts Relacionados

  • Denominação Ibérica ControladaDenominação Ibérica Controlada Por mais que normalmente quem leve mais fama por aqui sejam os franceses ou os nossos vizinhos argentinos e chilenos, que costumam […]
  • Minha torna-viagemMinha torna-viagem Entre 18 e 26 de abril a Associação de Turismo e a Câmara Municipal de Lisboa organizam a segunda edição de um evento muito bacana, o […]