Já pro laboratório!

Blog_br
Vocês que devem acompanhar o noticiário de gastronomia por aí já devem ter visto algo sobre o Paladar Cozinha do Brasil. Não? Então, deveriam! É uma iniciativa fantástica, já na terceira edição, de criar um laboratório e ao mesmo tempo um fórum de discussões em torno da cozinha brasileira.

Somos um país continental e, portanto, encontrar uma unidade para chamar de nossa cozinha brasileira é tarefa difícil e merece muitos estudos, livros, debates etc. É ótimo que grande chefs hoje se debrucem sobre o tema e deixem um pouco de lado franceses e espanhóis. Participo desde a primeira edição e, desta vez, realizo ponte aérea com Lima, dando um workshop e preparando um jantar com meu colega Coque Ossio. Sem contar que farei o prato principal do jantar de gala do evento: uma carne de panela com cogumelos e mandioquinha.

Coque é dono do La Bonbonniere e filho da banqueteira Marisa Guilfo, que além de fazer as melhores festas da cidade, é escorpiana e inquieta como yo. Já falei sobre a cozinha peruana aqui e até postei um vídeo das minhas andanças por lá, lembram? Se não, clique aqui ( http://carlapernambuco.uol.com.br/?tag=peru ) e voltem logo. Adoro casar minha cozinha com a do Peru porque eles, assim como eu, emprestam muitas coisas dos asiáticos. Nosso jantar será nesta sexta (o evento vai até domingo) e terá até patrocínio (olha que chic!) da LAN, companhia aérea.

E já acertamos, CCC (Carol Brandão, Carlos Siffert, Carla Pernambuco) decolam em final de agosto para Lima. Vamos cozinhar novamente com Coque e também com o Miguel Hernandez. Buenasso!

Voltando ao laboratório, vêm de outros países uma porção de chefs, sommeliers, críticos e especialistas em geral para realizar esse verdadeiro FESTIVAL lá no Grand Hyatt. Vou adorar, por exemplo, ouvir o que o Massimo Bottura tem a dizer. Ele que é um mestre em misturar avanços técnicos advindos de Adrià e discípulos com suas raízes italianas (especificamente da Emiglia-Romana), nessa conversa interessantíssma entre o clássico e o novo. Falando nos espanhóis, revisita o Brasil o Andoni Luis Aduriz, do famoso Mugaritz, ele que já tinha vindo para o Mesa Tendências no ano passado. Fora o bando de colegas e amigos brasileiros que, por estarem em outros estados, não é todo dia que a gente encontra.

Portanto, gourmets, gourmands e curiosos, corram para o Grand Hyatt e achem por lá uma vaguinha em alguns dos workshops e jantares. Depois me contem o que descobriram, tá?


Posts Relacionados

  • É do Peru!É do Peru! Aviso aos navegantes que a próxima parada do Gastro-pop será o Peru. Depois de ouvir e ler bastante sobre o que comem, embarquei pra lá em […]
  • Filmes comestíveisFilmes comestíveis O próximo passo da minha odisseia porto-alegrense já tem data marcada e será o tipo de evento que quem acompanha este blog sabe que é a […]