Bacon com moderação

Blog_bacon

Vocês sabiam que a hipertensão é uma doença que afeta cerca de 20% da população adulta? E tem mais! Metade dos hipertensos desconhece a própria enfermidade. Porque ela é uma doença silenciosa, que pode evoluir sem sintomas por mais de 20 anos e, quando não tratada, causa lesões em diversos órgãos e sistemas, podendo levar a graves complicações e até à morte. E por que eu estou falando disso? Porque tirando alguns poucos fatores, como histórico familiar e idade, os demais dependem da adoção de estilo de vida saudável. Você já deve ter ouvido isso de um médico, mas vamos a eles: não fumar, controlar o estresse, fazer exercícios físicos regularmente e… alimentar-se bem. E é aí que eu entro.

Participo de um projeto chamado “Comida que cuida”, patrocinado por um laboratório. Já falei disso aqui antes. Também já discorri aqui sobre a tese de que é possível comer de tudo, desde que de forma sensata e comedida. Comer bacon frito uma vez por semana só pode fazer bem! Agora comer isso todos os dias, como os americanos fazem no café-da-manhã, obviamente não dá. Comer ou beber pouco para poder comer ou beber sempre, esse é meu lema. E para quando você está naqueles dias “não”, minha proposta é que você avance nos livros de culinária com a mesma fome de quem procura uma receita de espaguete à carbonara. Existem poucos mas bons livros de culinária saudável, procure na livraria mais próxima. E adote os pratos “politicamente corretos” não como dieta ou regime especial. Apenas se conscientize de que na maioria das refeições você deve pensar, sim, nas gorduras e calorias, para que você possa continuar tendo refeições deliciosamente gordas e fartas de vez em quando. E tudo com muito sabor, que fique bem claro! Abaixo vai uma receitinha para esses seus dias “não”.


Risoto de grãos e legumes (4 porções)

Ingredientes
½ xícara (chá) de trigo pré-cozido
½ xícara (chá) de arroz integral cateto pré-cozido
½ xícara (chá) de arroz selvagem pré-cozido
1 xícara (chá) de cenoura em cubinhos de 0,5 cm
1 xícara (chá) de abobrinha italiana em cubinhos de 0,5 cm
1 xícara (chá) de berinjela em cubinhos de 0,5 cm
2 colheres (sopa) de manjericão picado
1 talo de alho-poró
sal
pimenta
azeite extravirgem

Modo de preparo
Doure cada um dos legumes separadamente em frigideira antiaderente aquecida com um fio de azeite, sal e pimenta. Reserve-os.
Doure o alho-poró, junte os legumes, o manjericão e os grãos. Se preciso, regue com um pouco mais de azeite e acerte o sal e a pimenta. Sirva quente ou frio, como salada.


Posts Relacionados

  • Receitando receitasReceitando receitas Comer bem é uma fonte enorme de prazer desde que o mundo é mundo e, cada vez mais, é comprovadamente um dos elementos mais importantes […]
  • Você tem fome de quê?Você tem fome de quê? Pense numa iguaria que você gostaria de comer nesse momento. Pode ser qualquer uma, até aquela que você comeu só uma vez na vida em uma […]