Você tem medo de quê?

blog_medo

Uma das graças dos idiomas ocidentais está nos prefixos maravilhosos que herdamos do latim e do grego. Folheando um livrinho que tenho em casa em formato de Moleskine chamado Cook’s, da série Pocket Companion, achei uma listinha de fobias ligadas à comida e fiquei pensando como seria ter alguma delas sendo chef de cozinha. Quase impossível! Dá uma olhada:

Acerofobia – medo de coisas ácidas
Aliumfobia – medo de alho
Carnofobia – medo de carne
Deipnofobia – medo de jantar ou de conversas durante o jantar
Dipsofobia – medo de beber
Emetofobia – medo de vomitar
Fagofobia – medo de engolir ou comer
Geumafobia – medo de sabores
Ictiofobia – medo de peixes
Laquanofobia – medo de verduras
Mageirocofobia – medo de cozinhar (dessa aí eu passo longe!)
Sitofobia – medo de comida ou de comer (também não é das minhas)

Lógico que não dá pra esquecer que, sob o aspecto clínico, as fobias são doenças de ansiedade – tratáveis – e que podem realmente atrapalhar muito a vida, mas algumas acho que são tão específicas e peculiares que podem render coisas muito engraçadas, como a arachibutyrophobia (sem tradução ao português, de tão norte-americana), que é o medo da manteiga de amendoim grudar no céu da boca (!?!).

Olhem só esse vídeo, mas não acreditem nas estatísticas, hein? É apenas uma brincadeira:

E dá pra descobrir tanta coisa curiosa neste livrinho, que decidi que vou usá-lo outras vezes como base para mais posts leves e divertidos. Aguardem os próximos capítulos!


Posts Relacionados

  • Aqui se faz, aqui se comeAqui se faz, aqui se come Os funcionários de restaurantes passam o dia picando ervas frescas, cozinhando tudo no ponto certinho, compondo molhos gostosos e […]
  • Luzes, câmeras, panelas, ação!Luzes, câmeras, panelas, ação! Para a alegria de quem vive de cozinhar, como eu, o ato de se preparar uma comida deixou de ser apenas questão de sobrevivência ou […]