Brincando na cozinha

blog_brincando
As minhas avós Nair (uruguaia) e Nelly (gaúcha de sangue italiano) me deixaram saudades e lindas lembranças de infância. As duas eram muito boas de cozinha. Muito dos sabores que me remetem aos meus primeiros anos saíram das mãos delas: doce de leite, goiabada, farofa, ravióli de verduras com molho de tomates, fettuccine caseiro feito só na manteiga com noz-moscada, compotas, bife de ovelha, canja de galinha e mais um monte de coisa boa.

Se tudo é cíclico, tenho certeza de que minhas lembranças não pararam em mim. Desde os quatro anos, a minha filha Julia tomou gosto pela cozinha. Em 2004, quando ela tinha sete anos, eu e a artista plástica Pinky Wainer lançamos o livro “Juju na Cozinha do Carlota”, com receitas que a Juju gostava de fazer sozinha ou que fazíamos juntas, brincando.

Recentemente, recebi um vídeo muito legal de um menino da Guatemala, que tem um programa de culinária no canal de TV infantil Noggin. No site do “Cooking for Kids with Luis”, dá pra ver os vídeos do garotinho que mora na Austrália fazendo receitas bem práticas. Olha só que gracinha o jeitinho dele e a habilidade com as mãos!

Incentivar a curiosidade por cozinhar em crianças dessa idade só traz vantagens: aproxima pais e filhos, aprimora a coordenação motora e visual e dá noções de matemática e ciências para os pequenos, além de desenvolver a autoestima, o senso de responsabilidade e a paciência.

Isso, tendo em mente sempre que a ida à cozinha não pode ser uma obrigação, mas uma diversão, que traga boas lembranças de cheiros, sabores e sensações para os futuros adultos.


Guacamole
(receita do livro “Juju na Cozinha do Carlota”)
Serve 6 pessoas

Ingredientes

2 abacates maduros
2 colheres de suco de limão
½ colher (chá) rasa de sal
½ colher (chá) de alho amassado
½ colher (chá) de cominho moído

Preparo
Descasque os abacates, descarte a semente e amasse bem com um garfo.
Tempere com o suco de limão, cominho, sal e o alho.
Mexa devagar (para não respingar o suco de limão) até incorporar todos os ingredientes.
Comprar tortilla chips ou qualquer outro biscoitinho salgado no supermercado para acompanhar.
Essa pasta fica muito boa com salada de tomates.


Posts Relacionados