Alpaca fashion

Blog_natural

No momento em que “el mundo está regresando a lo natural”, a designer Titi Guiulfo faz um trabalho admirável no Peru. Conheci o ateliê da Titi na viagem que fiz recentemente para Lima e me apaixonei por seus produtos e filosofia de vida.

Ela resgata as técnicas ancentrais da arte de tear com a lã de alpaca (animal típico do sul do Peru) e as ensina a jovens de comunidades pobres do interior do país. Com isso, eles aprendem uma profissão, valorizam a cultura local e não são obrigados a migrar para a capital a procura de trabalho. No total, são mais de 150 pessoas beneficiadas com essa iniciativa de artesanato sustentável, que agrega valor ao trabalho manual.
No ateliê, ela vende tapetes e roupas desenhadas por estilistas – blusas, vestidos, cintos, meias, bolsas, carteiras e gorros. Olhem só eu dando uma de modelo, com chapéu e cachecol by Titi!

Blog_ALPACA

As roupas são lindas, com cores vivas e estampas variadas, numa mistura perfeita de estilo tradicional andino, com a modernidade fashion. A lã de alpaca tem um toque super suave, é térmica e leve, o que a torna um dos tecidos naturais mais caros do mundo. Não é à toa que suas coleções fazem sucesso na Europa e nos Estados Unidos, onde acontecem os desfiles de moda da marca.

É muito bom quando a gente gosta de alguma coisa e descobre que o trabalho que gerou aquilo é feito de forma ética, responsável e consciente. Me deu vontade de levar tudo pra casa (e torcer por um friozinho)!


Posts Relacionados

  • Próxima parada: Lima!Próxima parada: Lima! Se aqui no Brasil a história da imigração japonesa começou com o Kasato Maru, que em 1908 transportou o primeiro grupo de famílias do […]
  • Já pro laboratório!Já pro laboratório! Vocês que devem acompanhar o noticiário de gastronomia por aí já devem ter visto algo sobre o Paladar Cozinha do Brasil. Não? Então, […]