Primavera by Montse

montse

É sob a sombra destas deslumbrantes montanhas de Montsserat, na província de Barcelona, que a chef catalã Montse Estruch desenvolve sua “cocina de sensaciones”, como ela mesma define a construção do prazer de comer por meio não somente do prato em si, mas também do ambiente, do aroma, das cores e do trato com o cliente.

Conheci a Montse em um evento na Argentina, no começo do ano, e me identifiquei muito com ela e com a releitura da cozinha tradicional catalã que ela faz no seu premiado restaurante El Cingle, numa pequena cidade de seis mil habitantes chamada Vacarisses.

Nesse cenário rústico e peculiar, ela encontra a inspiração criativa para inovar e evoluir o cardápio, tendo como base as receitas familiares. Uma das marcas pessoais de Montse é o uso das flores comestíveis, que trazem cor, cheiro e delicadeza à sua cozinha.

Folheando a revista espanhola SpainGourmetTour, fiquei encantada com dez receitas que levam brotos e flores (rosas, capuchinhas, calêndulas, begônias) da horta-jardim que a chef mantém no El Cingle. Vejam esta aqui, que mostra a  preparação de flores de abobrinha recheadas e fritas. A sopa de hibisco e o bolinho de rosas (tipo madeleine) da Montse também são exemplos perfeitos de que a primavera inspira!


Posts Relacionados

  • ChegueiCheguei Lembra desse post? Pois bem, advinha onde estou agora?? Sí sí, por supuesto! Estou em Barcelona, iniciando uma viagem de duas semanas a […]
  • Visca Barna!, por Luciana BaracatVisca Barna!, por Luciana Baracat Estou adorando fazer deste blog um guia para quem vai viajar pelo mundo afora e não quer dar azar, nem perder tempo e dinheiro na hora […]