Alcobaça versão Studio

6maos

Quando pego um livro maravilhoso, com receitas especiais e fotos incríveis, fico empolgadíssima para reproduzir a maioria dos pratos, quando não de experimentar todos. Mas normalmente (pela falta de tempo, principalmente) só consigo fazer uma ou duas receitas.

Ainda bem que desta vez eu e a Carol Brandão conseguimos seguir à risca as principais receitas do “A cozinha da Alcobaça – receitas e histórias”. E o melhor de tudo é que a orientação foi dada pela própria Laura Góes, autora do livro e nossa convidada superespecial de mais uma edição do projeto Gastro-Pop, que aconteceu na noite quente da última quarta-feira, no Studio 768. O jantar foi ótimo, fiquei apaixonada pela Laura. Somos primas. Na verdade, o Fernando, meu marido, é o primo, e eu herdei o parentesco por ser mulher forte que nem elas – Laura, Marta Góes (sua filha) e Maria Prata (sua neta).

laura

A Dona Laura, proprietária da tradicional Pousada da Alcobaça, em Petrópolis, nos deu o privilégio de preparar a seis mãos um cardápio sensacional, que contou com torradas especiais, cortadas bem fininhas, com manteiga e parmesão, maionese com trutas defumadas e patê de fígado de pato com geleia de amora feita em casa, que todo mundo adorou e repetiu! E isso foi só a entrada. Os convidados ainda experimentaram pato com molho de laranja e champignon, acompanhado de pirão de maçã, batatinhas sautées com alecrim, legumes no vapor e arroz com passas. De sobremesa: torta de chocolate com amêndoas caramela­das, doce de coco do engenho e sorvete de creme. Tudo regado a deliciosos vinhos oferecidos por Ciro Lilla.

Se a reprodução da cuisine du terroir do “A cozinha do Alcobaça” foi nota 10, a parte “histórias” foi melhor ainda. Assim como faz no livro, Laura nos brindou com a sua animação ao descrever receitas, dar dicas de ingredientes e falar com amor de seus anos dedicados à cozinha. Depois, ao lado da filha e da neta, ela ainda autografou e distribruiu o livro para os cerca de 25 convidados. Adorável e inesquecível edição do Gastro-Pop. Obrigada, Laura Góes!


Posts Relacionados

  • Já viajou no Cada Prato uma Viagem?Já viajou no Cada Prato uma Viagem? No Cada Prato uma Viagem de ontem (que você pode ouvir pelo site da Band News Fm a partir de hoje), falei sobre a Pousada da Alcobaça, […]
  • Simples como fogoSimples como fogo Transcrevo abaixo o texto que fiz para apresentar o livro “A cozinha da Alcobaça – receitas e histórias”, da Laura Góes. Laura é uma […]