Coca-Cola é pra isso aí!

cocacola

Estou vendo bem de perto que a nova (aqui no Brasil) e forte tendência de harmonizações vem se diversificando e indo muito além das melhores combinações entre vinhos e pratos. Já mostrei aqui o excelente e sério trabalho feito pelo Edu Passarelli ao harmonizar diferentes tipos de cerveja com as comidas de seu bar. Drinques com petiscos, cafés com sobremesas, enfim, há uma corrente cada vez mais popularizada de se encontrar a união perfeita entre bebida e comida.

Pensando e brincando, preparei o meu pairing (harmonização, em inglês) com uma bebida que eu considero superversátil e gourmet: a Coca-Cola. Na minha opinião, ela combina perfeitamente com empadinhas, sushi, churrasco, chocolate, steak au poivre, ravióli com molho quatro queijos, pizza, lasanha, petiscos, casquinha de siri, bacalhau, penne com molho de limão siciliano, torta de limão, sanduíche de pernil ou de rosbife, spaghetti ao pesto, milanesas em geral, saladas com molho balsâmico, empadão, pastéis e, claro, batatinhas fritas.

A minha lista surgiu das minhas experiências pessoais e do meu feeling, mas tem muita gente que estuda tudo isso a fundo, pesquisando as propriedades e moléculas dos alimentos para fazer as uniões mais incríveis para o olfato e para o paladar. E esses estudos são ferramentas muito úteis para nós chefs e para os curiosos gourmands. Se você se interessou pelo tema, com certeza vai passar horas neste site aqui. No Food Pairing você pode saber quais alimentos combinam entre si e como você pode substituir algum em uma receita.

Se você digitar banana, por exemplo, vai descobrir que ela combina com queijo parmesão e gruyère, manteiga, uva Chardonnay e chá preto. Se você esqueceu de comprar camomila, o site te explica que dá para chegar a um sabor parecido misturando manjericão, coentro, gengibre e raspas de limão. Interessante, não?

Quer tentar fazer seu próprio pairing e dividir com a gente?


Posts Relacionados

  • Quilos porque qui-los (sic)?Quilos porque qui-los (sic)? Tenho certeza de que muitos leitores deste blog (pela pesquisa que a gente fez, a maioria é formada por mulheres, entre 30 e 40 […]
  • Top BlogsTop Blogs Em um dos muitos passeios que faço à noite pelos sites de jornais gringos, cheguei neste título “50 of the world's best food blogs”, […]