Yes, we did!

mulher

Já deixo claro que o que vou comentar e celebrar aqui não se trata simplesmente de feminismo – porque esse, como a maioria dos “ismos”, frequentemente cai no erro de se concentrar tanto numa só causa que acaba fechando os olhos para tudo mais que estiver em volta.

Mas acho digno de nota e de comemoração, sim, aquilo que li outro dia numa matéria da Economist: nos próximos meses, as mulheres deverão passar a representar 50% da força de trabalho empregada nos Estados Unidos – o que, num mundo em que o sexo feminino passou séculos sendo considerado inferior e menos capaz, se trata de um avanço tremendo.

A questão não é, nem deve ser, discutir quanto homens e mulheres são melhores ou piores nisso ou naquilo, mas apenas estabelecer uma igualdade que jamais existiu e que, na verdade, ainda não existe. O próprio texto, afinal, lembra que apenas 2% dos chefes das grandes empresas americanas são mulheres. Na Grã-Bretanha, o número é de 5%. E, em todo tipo de pesquisa estatística se constata sem grandes dificuldades que, em média, funcionárias mulheres recebem menos do que homens que ocupam cargos similares.

Levantar qualquer bandeira, como eu disse, é algo delicado, porque muitas vezes, em nome dos fins dignos, são utilizados como meios argumentos que fogem daquilo que mais importa. E o que importa, para mim, é que todos sejamos tratados de acordo com o que somos e com as capacidades que temos, independente de religião, cor, gênero ou o que for. Hoje, para as mulheres, a coisa ainda não é assim, e é por isso é que ainda espero ler mais um punhado de notícias como essa nos próximos anos. Não é mais do que o justo.


Posts Relacionados

  • Apertem os cintosApertem os cintos Muito já se falou daquela reportagem recente da prestigiada revista britânica The Economist sobre o Brasil. A foto da capa, que mostra […]
  • Quilos porque qui-los (sic)?Quilos porque qui-los (sic)? Tenho certeza de que muitos leitores deste blog (pela pesquisa que a gente fez, a maioria é formada por mulheres, entre 30 e 40 […]