Fórmula truck

Quando a gente fala em “comida de rua”, normalmente se refere àquilo que pode pedir e comer em pé, rápido, sem precisar entrar, se sentar numa mesa, esperar ser atendido – todo esse protocolo capaz de roubar preciosos

três minutos e meio de quem vive numa metrópole. Só que aquilo que é realmente “de rua” – os caminhõezinhos e vans estacionados por aí – quase nunca entra no assunto, talvez porque nem sempre seja fácil chamar de comida aquilo que eles costumam vender. Ou, para ser precisa, costumavam.
Hot-dogs gordurentos de Nova York, tremei! O meio-fio já não é mais exclusividade das guloseimas de sempre. Tudo por causa de uma moda que está tomando conta dos Estados Unidos, a de food trucks como o Wafels & Dinges. Trata-se de um caminhãozinho de rua como qualquer outro só que, em vez de salsicha com purê de batata, o que você encontra são aqueles deliciosos gauffres belgas e bolos de Liège: doces de massa waffle com açúcar e canela, calda de  chocolate, morangos… Tudo feito por mãos autenticamente belgas, as de Thomas DeGeest, um ex-funcionário da IBM que largou o terno e gravata e está no epicentro de um fenômeno que hoje lhe permite oferecer seu caminhãozinho amarelo-táxi até para festas particulares, ao preço de US$ 20 por cabeça.

E o tal fenômeno da variedade de opções nos caminhões se encontrou com outro fenômeno, esse da internet, para transformar completamente o negócio da comida de rua. É que, como um automóvel que é, o caminhão de comida pode estacionar em diferentes lugares e, para comunicar essas mudanças – além de fazer publicidade, anunciar promoções e gerar simpatia com o público -, os food trucks dos Estados Unidos têm usado e abusado do Twitter. “As pessoas começam a procurar: passa a ser como uma caça ao tesouro”, é como define Alice Shin, a responsável pelo Twitter do Kogi BBQ, um caminhão de churrasquinho coreano. A história completa está neste texto aqui.

E aí? Vai um gauffre belga depois da balada, no porta-malas de uma Besta?


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