Vai um kakadu maduro? E um camu-camu?

Depois da febre de açaí que assolou os Estados Unidos, é a vez da Austrália apresentar ao mundo seu milagroso remédio natural: a kakadu plum. Nunca tinha ouvido falar? Eu também não, até assistir a um trechinho do programa “Food Investigators” (Investigadores de Comida), que passa na GNT.

Foi lá que vi um senhor explicando que os australianos estão começando a valorizar mais as árvores e plantas nativas e que a tal kakadu era muito melhor do que as blueberries (populares por lá) no combate aos radicais livres. Neste link, dá para ver uma relação de frutas encontradas nas diversas regiões da Austrália e como eles as usam (normalmente em geleias).

Mas a informação que mais me surpreendeu foi que a kakadu é o alimento com mais vitamina C do universo (ao menos, o que conhecemos dele). Pesquisando, descobri que ela só pode ser comparada à amazônica camu-camu, da mesma família da jabuticaba, que tem 2606mg da vitamina por 100g de fruta (30 vezes mais do que em uma laranja). Já a kakadu tem cerca de 3000mg na mesma quantidade de fruta.

Como estamos na fase de valorizar o nacional, já posso até mesmo prever o que a moda e a indústria são capazes de produzir: energético que dá asas de camu-camu, creme para o contorno dos olhos com extrato de camu-camu e acerola, refrigerante de guaraná com camu-camu e um toque de kakadu e por aí vai… Haja vitamina C!


Posts Relacionados

  • Durazno SangrandoDurazno Sangrando Nos anos 70, minha família veraneava em Punta del Este (no Uruguai) e lá, além de meus irmão, primos e alguns amigos de veraneio - […]
  • Carla da CapadóciaCarla da Capadócia Recentemente estive na Capadócia, Turquia, por conta da minha participação em O Aprendiz. Um lugar mágico, cheio de história e […]