À mesa com Freyre

blog_livros
Após ler opiniões e críticas (exaltadas, muitas vezes) dos especialistas presentes na Festa Literária Internacional de Paraty sobre o homenageado da edição, o escritor, sociólogo e antropólogo Gilberto Freyre, tenho certeza de que a ideia do curador André Boccato de organizar um evento gastronômico como parte das atividades da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo veio em boa hora.

O Cozinhando com Palavras vai acontecer no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em uma arena que receberá chefs, críticos gastronômicos e gourmands em 40 workshops temáticos (confira a programação). Gilberto Freyre, autor de Casa Grande & Senzala, um dos grandes clássicos da literatura – para não dizer de toda a cultura – nacional, será tema de discussão no dia 19 de agosto. O pesquisador e museólogo Raul Lody, que escreveu “À Mesa com Gilberto Freyre”, vai convidar Josué Souto Maior Mussalem para degustar o emblemático arroz-doce, que, assim como muitos outros doces brasileiros, foi objeto de estudo de Freyre em “Açúcar”, livro que reúne receitas de bolos e doces guardadas por tradicionais famílias nordestinas.

Já no dia 22 (anota aí), às 14h, eu lanço o “Dez x 10: 100 Receitas para Comer de Joelhos”, pela Editora Leya. Não vou contar muito mais sobre ele, porque espero vocês lá na Bienal para trocarmos ideias enquanto degustamos algumas das receitas numa aula-show.

Paralelamente a isso, alguns restaurantes da cidade participam até o dia 20 de agosto do Festival Cozinhando com Palavras, em que serão homenageados grandes autores que citam passagens gastronômicas em seus livros. O Carlota aceitou o delicioso convite de materializar o livro “À mesa com Gilberto Freyre”: preparamos para vocês bombinhas de camarão, açafrão e agrião, bacalhau dos Céus (desfiado com mousseline de mandioquinha e crisps de alho-poró) e, de sobremesa, pudim de tapioca com doce cremoso de coco verde…hummmm.

Freyre no Carlota e lançamento do Dez x 10 na Bienal: programinhas para loucos por comida e livros, como eu. Topas?


Posts Relacionados

  • Senhoras e senhores, com vocês: Beatriz Senhoras e senhores, com vocês: Beatriz Nasceu! Ficou pronto meu mais novo livro As Deliciosas Férias de Beatriz – viagens pelo sul do Brasil! E modéstia à parte, está […]
  • Self-made chefSelf-made chef Do primeiro livro de culinária a gente nunca esquece. No meu caso, foi um da Paula Wolfert: “Couscous and Other Good Food from […]