Saveurs brésiliennes en Normandie


Bonsoir à tous!
Escrevo da França, precisamente da cidade de Barneville-Carteret, na Normandia, pra onde vim a convite participar do festival Brasil Gourmet. O evento acontece no charmoso Hôtel des Isles, de amanhã, 7, até o dia 29 de maio. Já participei de outros festivais gastronômicos no exterior e acho sempre muito prazeroso poder levar para os estrangeiros e brasileiros que moram fora um pouco dos nossos ingredientes e da nossa gastronomia atual. É também um desafio cada vez maior atender às expectativas com relação ao ‘made in Brazil’. Há tempos, nosso país causa curiosidade na Europa e no mundo. Todos querem descobrir (a agora, acredito eu, com menos preconceitos) os sabores, as texturas, o clima, enfim, o lifestyle do país.

A proprietária do hotel e organizadora do evento é a Flávia de Mello, uma amiga de adolescência que reencontro agora, após 30 anos! Hoje à noite ela oferece um coquetel de abertura para convidados, com a presença do embaixador do Brasil na França. E amanhã, lá vamos eu e Carol Brandão pras panelas. Vejam só o que faremos pro o jantar! De entrada, pamonha cremosa de milho fresco com lascas de caranguejo fueguino. Na sequência, lagosta pochê na água do mar em velouté de moqueca e picadinho de cordeiro no Malbec com espetinho de batatinha ao murro com chimichuri. Para finalizar, minha ideia foi apresentar um duo de guloseimas latinas: pavê de doce de leite Las Chicas e goiabada quente com queijo cheddar.

Nos demais dias do evento, os jantares ficarão por conta dos meus colegas Caco Zanchi (proprietário do Kos Cafeteria e Restaurante); Gustavo Corrêa Pinto (professor de gastronomia); e Fernanda Azevedo (maravilhosa banqueteira gaúcha). O bar do hotel vai contar com a presença ilustre de Souza, do Veloso, um dos melhores barmen de São Paulo, que com certeza vai hipnotizar a todos com suas excepcionais caipirinhas.

O que também vai me deixar mais leve – além das caipirinhas – será o visual do balneário de Barneville-Carteret. A Flávia não podia ter escolhido um lugar melhor!


Posts Relacionados

  • A escola de DucasseA escola de Ducasse A passagem de chef a empresário não é, como alguns pensam, uma evolução natural da profissão. Há chefs geniais entre as quatro paredes […]
  • Die kulinarischen brasilianischenDie kulinarischen brasilianischen Os alemães tem um espaço privilegiado nos meus estudos e pesquisas sobre o Gosto Brasil. A imigração alemã no Brasil aconteceu nos […]