Churrasquinho D’Gato

Estive em Porto Alegre nos feriados e finalmente fui provar o tal churrasco D’Gato. Nos idos anos 80, saindo das aulas do curso de Comunicação da UFRGS ou dos ensaios do teatro, costumava matar a fome em um trailer próximo que vendia esses espetinhos que carinhosamente batizamos de churrasquinho de gato. Pois o cheiro deles me faz salivar até hoje, só de lembrar… boas memórias.

De uns tempos para cá, surgiu um novo point, um pitoresco lugar que, no meu devaneio, lembra uma carroça medieval de espetáculos circenses… será que eram alucinógenos os espetos? Mas veja aí nas fotos se não parece (tem uma que eu “vazei”, à la Hitchcock… rssss). O palco-grelha fica bem acima do nível da rua, dando mesmo ares de show. O D’Gato fica instalado em um ponto estratégico e protegido, debaixo de um viaduto que liga o bairro do Menino Deus com o caminho que vai para zona Sul da cidade, quase em frente ao estádio do Inter, o Beira Rio. Tudo muito peculiar, interessante à beça, às margens do Guaíba e com estacionamento confortável para os famintos clientes.

O churrasqueiro e fundador Osório é ex-músico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Hoje, feliz, vende em dias fortes até 500 espetos (nos mais fracos, 300) de carne, frango, coração ou porco, sempre ao ponto, suculentos e sem excesso de sal. Cada um a R$ 6, faça as contas aí…

E como se o gato não se bastasse, nos finais de semana os amigos músicos fazem saraus com diversos instrumentos. Já pensou o programa? Show de música de câmara ao ar livre, regado a churrasco, comida de rua gaudéria das boas… bah tchê tri legal… programa pra gaúcho nenhum botar defeito, afinal comida é cultura!

E o Osório anuncia que em breve estará de casa nova, mas não fazendo churras e sim vendendo cortes de carnes da melhor espécie. Assim, ninguém vai duvidar da procedência da carne utilizada em sua carrocinha, ou melhor, carroção. Aguardemos, salivando, as novas D’Gato.


Posts Relacionados

  • Churrasquinho D’LuxoChurrasquinho D’Luxo Talvez você já tenha ouvido falar no wagyu, aquele boi preto japonês, bem nascido e tratado a pão-de-ló, com direito a ração especial, […]
  • Bom e barato em Porto AlegreBom e barato em Porto Alegre Respondendo a pedidos e como prometido no post sobre o Mercadão de Porto Alegre, volto à cidade para fazer uma listinha bem eclética de […]