Cinco caras e um hambúrguer

Como prometi no post anterior, quero dedicar esse texto a uma das hamburguerias mais famosas de Nova York e dos Estados Unidos, o restaurante Five Guys. Se estiver com fome, pense bem antes de continuar lendo esse post, pois sim, você vai ficar com água na boca.

E olha que não estou falando de hambúrguer gourmet, como vários servidos pela cidade – no L’Atelier de Jöel Robuchon, por exemplo, você encontra mini-hambúrgueres com foie gras que são simplesmente divinos. Estou falando mesmo é de fast food,  com lojas espalhadas por todo o país e gente fanática por seus sanduíches.

Afinal, quem disse que fast food não pode ser bom? Meu caso de amor com o Five Guys começou no aeroporto de Washington. Faminta e esperando um voo atrasado para NY, tudo que havia em volta para comer não me agradava. Eis que num canto da sala de embarque, um box de azulejos brancos, uma barra vermelha e uma enorme fila…. Merecida! Porque esses caras aqui acertaram na receita. A lanchonete tem um clima moderninho e serve hambúrgueres clássicos com queijo e bacon, embrulhados em papel alumínio, e que se transformam à medida que você escolhe seus acompanhamentos, que são diversos e incluem itens como cogumelos e cebolas grelhadas e pimenta jalapeño – e não são cobrados à parte.

A carne é suculenta, tenra e rosadinha no interior. E apesar de fast food, o hambúrguer é feito na hora, ou seja, a carne moída é montada no momento do pedido e jogada na chapa. Nada é congelado, no máximo resfriado na geladeira. E é padrão da rede colocar dois hambúrgueres em todos os sanduíches. Tudo ali tem cara de muito fresco e as batatas, que são fritas com a casca em óleo de amendoim, tem um gosto verdadeiro de… batatas! (Algo raro nas hamburguerias fast food no Brasil).

A rede nasceu em Virgínia em 1986 e, cinco anos depois, já tinha cinco unidades em Washington. Hoje, a marca conta com mais de 900 restaurantes em praticamente todos os estados americanos e algumas lojas no Canadá. O nome Five Guys refere-se aos cinco homens da família Murrell: o pai e fundador Jerry Murrell e seus quatro filhos.

Bom, nem preciso dizer para você passar por lá quando for aos EUA.  Vale à pena conhecer esse hambúrguer tipicamente americano.


Posts Relacionados

  • Nova York, eu te amo!Nova York, eu te amo! Eu amo Nova York. E quem acompanha esse blog sabe disso... tenho até uma área dedicada apenas aos posts relacionados à cidade.  Mas foi […]
  • Fast DemocracyFast Democracy Se você acha chato ler um texto longo sobre política, faça já uma incursão pelo blog “And the pursuit of happiness”, da Maira Kalman, […]