O segredo vietnamita


Se você não vai até o Vietnã, a partir de agora, o Vietnã pode ir até você. Pelo menos quando o assunto é culinária. A novidade que motivou esse post é que chegou ao mercado norte-americano o Red Boat Fish Sauce, uma espécie de molho de peixe extravirgem artesanal, feito nos mesmos moldes que aqueles encontrados no país asiático.

A receita foi elaborada por Mas Chuan Phan, um refugiado de Saigon que chegou aos Estados Unidos com apenas 20 anos e, decidido a recuperar os sabores da sua infância, resolveu desenvolver uma receita para ser comercializada nos EUA. E o grande diferencial, se compararmos aos tradicionais molhos de peixe encontrados por aí, normalmente vindos de Cingapura e da Tailândia, é que essa receita não leva água, nem conservantes ou qualquer outro aditivo químico… apenas dois ingredientes: anchovas frescas e sal negro. As anchovas são pescadas num arquipélago de águas cristalinas da região e são imediatamente salgadas, para depois serem armazenadas por cerca de um ano em tonéis de madeira, onde sofrem o processo de fermentação.

Reza a lenda que a mistura inclui ainda um tal ingrediente secreto, motivo de orgulho para os vietnamitas que passam essa receita de geração em geração há séculos. O resultado de tanto mistério, dizem, é um sabor mágico que foge da nossa classificação básico entre doce, salgado, amargo e azedo… é como um sabor que resultasse da soma de todos os outros, e que é percebido em diversos pratos daquele país. Eu, que adoro os temperos e receitas asiáticas, ao ler esse artigo , fiquei doida para trazer um vidrinho desses para o Brasil e começar as experimentações por aqui…

Aliás, uma das primeiras coisas que farei ao ter esse molho na minha cozinha é experimentá-lo na minha receita de rolinhos vietnamitas

Rolinho Vietnamita
6 porções

Rolinhos

12 discos de massa vietnamita (massa de arroz)
12 camarões médios limpos, pré-cozidos
1 bandeja de shitake fatiado
3 pepinos japoneses ralados , sem a parte das sementes
1 xícara de alface crespa em tiras finas
1 cenoura média em tiras finas
100g de harusame (cabelo-de-anjo de massa de feijão)
1 colher (sopa) de curry
2 colheres (sopa) de azeite extravirgem

Refogue os cogumelos no azeite de oliva. Reserve.
Cozinhe o harusame em água, escorra e tempere com curry e o azeite extravirgem. Hidrate a massa vietnamita em água quente bem rapidamente, retire e disponha sobre uma toalha de pano. Coloque um camarão aberto ao meio na horizontal, algumas tirinhas de cenoura, de pepino, alguns fios de harusame, um pouquinho de alface e de shitake grelhado. Feche dobrando as pontas para dentro para que o rolinho não e abra, e apertando para não deixar folgado. Conserve em pote de plástico, embrulhados em pano úmido, para não ressecar a massa.

Molho vietnamita

Suco de 10 limões
1 dente de alho muito bem picado
1 colher (sopa) de gengibre muito bem picado
2 pimentas-dedo-de-moça muito bem picadas
½ xícara de molho de peixe
½ colher (sopa) de molho de soja

Misture bem todos os ingredientes e deixe gelar. Sirva os rolinhos cortados na diagonal, acompanhados do molho.


Posts Relacionados