Meu Brasil, brasileiro…


De 29/6 a 1/7, acontece em São Paulo a 6ª edição do Paladar: Cozinha do Brasil, evento que reúne chefs, sommeliers, pesquisadores e fãs de uma boa comida do país inteiro numa espécie de convenção sobre gastronomia brasileira. E essa edição, particularmente, está muito bacana! Além das aulas, palestras e degustações, acontecem também atividades externas….visitas à restaurantes, hortas, açougues e moinho estão na programação.

Eu sei que ainda falta tempo, mas já quero falar sobre a minha aula e, assim dar tempo de todo mundo se inscrever e participar… Sem desculpas hein? Nesta edição, estou mais brasileiríssima do que nunca: vou fazer algumas releituras do clássico “arroz, batata e bife” e ensinar o preparo de receitas como confit de miolo de alcatra, costela cozida lentamente na panela de pressão com suflê de batatas, risoto de carne de sol… e, para as sobras do preparo, ainda vou dar algumas dicas de reaproveitamento com receitinhas bem gostosas.  No final, oba!…Degustação. Anota aí, dia 30/6, às 18h!!!

Quer o meu conselho? Não deixe de participar desse superevento. Tem gente muito boa e importante do cenário gastronômico brasileiro participando e repassando seus conhecimentos e ideias. Sem dúvida, o investimento vale à pena.

E para dar um gostinho dessa brasilidade, minha receita de picadinho de filé:

Picadinho de filé
(6 porções)

1,2 kg de filé mignon em cubinhos de 1 cm
3 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
1 talo de alho-poró picadinho
½ cebola bem picada
½ xícara de conhaque
2 xícaras de vinho tinto
1 xícara de molho de soja
2 xícaras de caldo escuro de carne
4 galhos de tomilhos fresco
½ talo de salsão bem picado
½ xícara de extrato de tomate
sal
pimenta-do-reino moída na hora
3 colheres (sopa) de roux *

Modo de preparo
Doure a cebola, o salsão, o alho-poró na manteiga com azeite. Acrescente os cubinhos de carne em fogo alto para não juntar muito líquido, junte o conhaque e deixe evaporar. Adicione o vinho tinto, o molho de soja, o caldo e o extrato de tomate e leve para ferver. Junte os galhos de tomilho e cozinhe lentamente por aproximadamente 40 minutos. Separe a carne do caldo e junte o roux* ao caldo para que adquira uma consistência aveludada. Volte à carne ao caldo, acerte o sal e a pimenta. Sirva bem quente acompanhado de arroz branco, farof e couve.

*Roux
(espessante para molhos)

2 colheres (sopa) cheias de manteiga amolecida
3 colheres (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparo
Em uma frigideira, derreta a manteiga e junte a farinha. Misture em fogo médio até começar a dourar. Resfrie. Use para engrossar qualquer molho ou caldo, incorporando-o com um fouet.

 


Posts Relacionados

  • O meu arroz com feijãoO meu arroz com feijão Tenho cada dia mais me dedicado a uma cozinha descomplicada, simples, que fala à memória. Está sendo assim no Las Chicas e no meu […]
  • Fazendo BoloFazendo Bolo Dias 3, 4 e 5 de maio (sexta-feira, sábado e domingo) no Hotel Grand Hyatt São Paulo tem o 7º Paladar Cozinha Brasil. O evento […]