Maxixe, Quiabo e Jiló


Vai encarar ou vai trocar de canal?

Controvertidos, exóticos e, pra quem conhece e sabe usar, uma iguaria deliciosa, cheia de propriedades curativas, depurativas e essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso, coração, fígado e crescimento. Quer mais?

Pois ai vai mais: O quiabo e rico em vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina C, entre muitas outras. O Jiló combate o mau-hálito, protege o coração e ajuda a emagrecer. O Maxixe previne distúrbios da próstata, diminui o colesterol (o ruim), ajuda na cicatrização, no tratamento de cálculos renais, inflamações nos rins e hemorroidas.

Esse trio veio da Africa e devido a sua perfeita adaptação no nordeste brasileiro se integrou a nossa flora e faz parte de muitas receitas tradicionais.

Num dos episódios da segunda temporada de Brasil no Prato, dediquei um espaço pra desmistificar o espinhento, o gosmento e o amarguento. Preparamos uma galinha com quiabo de lamber os dedos, um marinado de maxixe de dar inveja em muito pepino e um robalo com jiló de capa de revista, receitas simples com resultados deliciosos.

Cozinha brasileira onde nunca aparece, jiló, maxixe e quiabo, tá mais prá samba de gringo.

Se liga: Hoje no Brasil no Prato, “Maxixe, Quiabo e Jiló”, terça-feira, dia 28 de agosto, às 22h no Canal Bem Simples da FOX (81 da Net).

Posts Relacionados

  • Rosbife caseirinho e chiquezinhoRosbife caseirinho e chiquezinho Ingredientes que muitas vezes não fazem parte do nosso dia-a-dia, mas que estão aí, à disposição em quase qualquer parte, podem, ao […]
  • Coxinha Coxinha 12 porções Massa 1Kg de purê de batata 70g de manteiga 200g de farinha de trigo 2 ovos 1/3 xícara de creme de leite […]