Natal é Fiesta e Fiesta


Natal (critique-se o apelo comercial ou não) é um momento de carinho, onde a família troca presentes e se reúne – em torno de uma mesa, preferencialmente, farta e muito bonita – esperando por Papai Noel.

Papai Noel (ou Pai do Natal – “Noël” quer dizer Natal em francês) é uma figura lendária que, traz presentes para as crianças bem-comportadas na noite da véspera de natal (dia 24 de dezembro ou no Dia de São Nicolau dia 6 de dezembro – dia de Reis). A lenda pode ter se baseado em parte em contos sobre a figura histórica de São Nicolau que, originalmente, era apresentado com trajes de bispo. Atualmente Papai Noel é retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca e botas de couro preto. Essa imagem se popularizou pelo mundo graças a uma campanha comercial que lançou o bom velhinho com as vestes vermelhas nos EUA e no Canadá. E de lá pra cá, o Papai Noel vermelho e branco tem se mantido.

Mesmo sendo alvo de críticas em muitos países (estudiosos e religiosos dizem que o atual Papai Noel deturpa as crenças locais), a verdade é que o Natal é uma festa da família e pra nós, adultos, mexe com lindas lembranças de nossa infância e enche nossos olhos e corações ao ver as crianças, ávidas, abrindo presentes com um brilho nós olhos que compete com os adornos natalinos.

Pra mim, Natal é Fiesta e Fiesta e “enquanto todos estão comemorando, estou correndo para atender as encomendas” é uma época puxada, mas que não tira o brilho do meu Natal em família.

Este ano atendendo uma solicitação da SEARA (uma das marcas do grupo Marfrig), com criação e produção da agencia Almap BBDO, desenvolvi cardápios regionais para este país gigante.

Dividi o Brasil em, Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, onde cada região recebeu um carinho especial. Três receitas pra cada uma, utilizando produtos locais e respeitando características, clima e costumes.

O resultado, além de muito saboroso (as 15 receitas ficaram deliciosas – não saberia dizer qual é a melhor), ficou excelente.
Na apresentação de cada um dos 15 pratos, tem a receita detalhada e um video explicativo (com dicas minhas).
O trabalho ficou muito bom e muito didático.

Cozinhar para o Brasil está nas minhas preferências culinárias e já venho praticando isso nos meus livros, pesquisas e atualmente em todas as temporadas do meu programa, Brasil no Prato (Bem Simples da FOX).
Vale a pena dar uma olhada (www.natalfiesta.com.br)


Posts Relacionados

  • Abram alas pro peruAbram alas pro peru Existem coisas que são por que são .. como dogmas .. a gente não questiona. Tipo: é porque é. Uma delas - pra mim - é comer peru no […]
  • Um delicioso Natal sem estresse Um delicioso Natal sem estresse Ceia de Natal “Las Chicas” Natal é sempre aquela loucura. A gente chega a se arrepiar só de pensar no corre-corre. É a árvore de […]