Papoila ou Papoula


Também conhecida por este mundo a fora como Amapola, Poppy, Pavot, Mohn, Papaver, Rosella, Papavero, Mac, Vallmo .. e por ai vai .. 

No lançamento do meu último livro “Las Chicas – Gourmet Garage” (dia 11 de dezembro, na Livraria da Vila, no Shopping Higienópolis) uma leitora me abordou e perguntou: – Carla, no seu livro, uma receita tem como ingrediente Sementes de Papoula. Como é isso? Não estavam proibidas?

Sempre quando o assunto é Papoula, vem à tona a suposta proibição na comercialização.

A final .. semente de Papoula é proibida?

Quer saber? Nunca foi proibida. O que aconteceu é que a ANVISA passou a controlar o produto e a origem, o que burocratizou a importação e – consequentemente – aumentou o preço final. Dessa forma, algumas lojas especializadas passaram a não investir nessa compra transformando o produto em raridade e funcionários desinformados divulgavam: “A semente de Papoula sumiu. Foi Proibida”.

Sempre saboreamos, em vários alimentos, a presença sutil da semente de papoula. Em doces ou salgados ela sempre teve um papel saborosamente decorativo.

De repente sumiu.

Não se encontrava em lugar nenhum e corria a voz de que havia sido proibido o uso.

Alguns chefs o tratavam como um produto – injustamente – proibido e consegui-lo era uma manobras que mais lembrava um filme de Gangsters negociando Whisky durante a “Lei-Seca” na década de 20.

Concluindo: A Semente de Papoula não é proibida.

A “papoila” ou “papoula” é uma flor da família das Papaveraceae, abundante no hemisfério norte, cultivada para ornamento, uso medicinal ou alimentação.

Há mais de 5 mil anos é usada como medicamento pelos povos antigos como os sumérios e os gregos. Na mitologia grega ela é relacionada a Hipnos, o deus do sono e a Morpheu, seu filho, que era representado com seus frutos na mão (de Morpheu, morfina).

A semente de papoula vem do mesmo lugar que ópio, porém em momento diferente. Para produzir as sementes o fruto deve estar maduro e seco para retirá-las. Já o ópio é extraído do fruto ainda verde (quando as sementes não estão completamente formadas).

Na sua composição, as sementes são 50% gordura, o que permite obter óleo de semente de papoula. Com essa quantidade de gordura, precisam ser muito bem armazenadas, pois podem ficar rançosas bem rápido.

No mercado se encontra em algumas lojas especializadas e os preços variam dependendo da origem, marca e tipo de embalagem. Googlem pra ver.

Portanto, utilizar Sementes de Papoula como ingrediente não é contravenção .. é requinte gastronômico.


Cenoura Baby, Milho Verde e Sementes de Papoula 
(6 porções)

do livro “Las Chicas-Gourmet Garage”. 

Ingredientes:

  • 400g de Cenoura Baby
  • 300g de Milho Verde (fresco ou congelado)
  • Sal
  • Pimenta-do-Reino moída na hora
  • Folhas de 6 galhos de Orégano fresco
  • 2 colheres (sopa) de Sementes de Papoula
  • Azeite Extra Virgem

Preparo:
Cozinhe as cenouras até ficarem “al dente”.
Em uma frigideira pré-aquecida, salteie as cenouras e o milho.
Acerte o sal e a pimenta.
Acrescente as folhas de orégano e as sementes de Papoula, misture bem.
Refrigere antes de servir.


Posts Relacionados

  • Pudim da MariaPudim da Maria Será que Maria, a Judia, além de filósofa e alquimista também era boa cozinheira? Provavelmente, porque foi ela que inventou o que hoje […]
  • Beijo vermelho com gosto silvestreBeijo vermelho com gosto silvestre Amor, Amora, Amoreira. Boca pintada de beijo vermelho. Gosto doce, silvestre, único… No Brasil é uma fruta silvestre - […]