Brooklyn, Paraíso da Comida Artesanal

Brooklyn é uma espécie de grande Vila Madalena moderna… Williamsburg equivale à parte hippie da Vila e o outro lado — onde estão Brooklyn Heights, Cobble Hill, Park Slope — equivale à parte moderna. Com um senso comunitário forte e um movimento gastronômico que orgulhosamente se entitula de “artesanal”, um “Made in Brooklyn” hoje em dia é sinônimo de chic, puro, autêntico e gourmet.  Comida artesanal tem de vir do Brooklyn! Variedade é o que não falta….

Cervejarias: totalmente locais, feitas diariamente na Brooklyn Brewery em Williamsburg ou Six Point Craft Ales, que fica em Red Hook. Mas você não precisa ir até lá porque estão pela cidade toda.

Carnes: Em Williamsburg, um açougue que compra bois, ovelhas e frangos de fazendas de corte de responsabilidade ética e alta qualidade,  Marlow & Daughters.

Cafés: Em Caroll Gardens, fica a matriz novaiorquina do torredor de café independente de Portland, Stumptown Coffee. (os mesmos da loja no Ace Hotel). E o simpático Gorilla Coffee de Park Slope está na lista dos 10 mais de qualquer morador de NY….

Chocolate: os deliciosos e éticos Fine & Raw  tem como missão salvar o mundo.  Mast Brothers, que já arregimentaram fãs pelo país todo, produzem chocolate totalmente feitos a mão em Williamsburg com cacau (orgânico) importado da República Dominicana

Bolos: Cake Man Raven  faz bolos tão deliciosos e perfeitos que  já foram elevados à categoria “arte” pelos locais. Mas as filas (que já duram 12 anos) na porta de sua bakery em Fort Greene vão acabar. O sucesso é tamanho, que Mr.Raven vai abrir uma escola+confeitaria em East New York, Cakeville USA, e focar a carreira nos dois programas de TV que vai estrear em 2013.

Queijos: Em Cobble Hill, o Stinky Brooklyn, tem excelente seleção de queijos locais e geléias artesanais. E Salvatore Bklyn, especializado apenas em ricota, faz “a melhor do mundo”, segundo Martha Stewart. Eles distribuem em alguns mercados gourmets de Manhattan e também estão nas feiras de sábado e domingo (Brooklyn Flea).

Pickles e Conservas: As conservas made in brooklyn fazem o maior sucesso em qualquer supermercado gourmet de NY. As embalagens são clássicas.  Wheelhouse  e McClure’s Pickles.

Pizzarias: Tem gente que vem de qualquer lugar para esperar na fila do Grimaldi’s em Brooklyn Heights. Mas eles já abriram filial em Chelsea e existem outras opções até melhores, que ao menos não tem fila do lado de fora. Experimente Roberta’s em Bushwick ou Franny’s na Flatbush.

E para quem não quer ir de porta em porta ou encomendar de cada um dos estabelecimentos aí de cima, os empórios e mercados são verdadeiros eventos sociais, um programa de fim de semana  da cidade toda. Duram o dia inteiro e são de fácil acesso. Uma delícia.

Urban Rustic — No norte de Williamsburg, é o mercado para tomar café da manhã (até às 5 da tarde), comprar comidinhas prontas, fresquíssimas e baratas. Todo produto “made in Brooklyn” tem neste empório, que parece armazém do interior.

Brooklyn Flea – Todo sábado em Fort Greene e todo domingo em DUMBO uma seleçao enorme de produtosmade in Brooklyn“, desde granola até chocolate, sorvete, pickles, e queijo.

Brooklyn Kitchen – uma lojinha de bairro (Williamsburg) maravilhosa, cujos proprietarios são chefes amadores, vendem produtos de cozinha bacanas sem lucro exagerado e promovem aulas de culinária.

E, última opção, se você não quiser sair de casa, o mercado vai até você, Compre qualquer coisa online: Brooklyn Artisanal Food!

 


Posts Relacionados

  • Café TazzaCafé Tazza Um café super agrádavel para quando você for passear na promenade, do outro lado do rio.....
  • Cafe ranzinzaCafe ranzinza O Café Grumpy já foi eleito pelos leitores da Time Out como o melhor da cidade pelo menos duas vezes.