London Calling: Dabbous, Roganic e Ceviche

Dabbous é um dos maiores sucessos de 2012 e vale a espera para uma mesa (coisas de Londres: pode levar meses). O restaurante de Ollie Dabbous em Fitzrovia é maravilhoso, tem uma estrela no Michelin e o preço é bem razoável. A cozinha é de simplicidade monástica e por isso, talvez, tudo é tão saboroso. No cardápio locavore pratos à base de vegetais e legumes, peixe, porco e frutas. Dois exemplos: uma combinação de celeriac, uvas, avelãs e ervas saborosíssimo e outro de porco ibérico com abóbora praliné salgada, nabo e vinagre de maça. Mas o que já virou assinatura do chef é um ovo fresco com um molho de cogumelos e manteiga defumada que vem dentro de um vasinho de cerâmica. E a imprensa completamente apaixonada por Ollie Dabbous já o considera o chef que “mudou tudo” na cozinha britânica.  Se até repolho é saboroso, você pode ter certeza que o chef é bom mesmo.

Roganic é consequencia direta da moda de pop-up restaurants. Alguns caem no gosto do povo, outros somem depois de alguns meses. Roganic é um caso de sucesso. Muito sucesso. Numa jogada de marketing sensacional, foi promovido como um pop-up que ia durar só dois anos (abriu em Junho de 2011). Resultado: impossível de se conseguir mesa. Naquela área bacana de Marylebone, onde turistas e executivos se misturam alegremente, o Roganic serve o melhor da comida inglesa de estação. É do chef Simon Rogan (aprendiz de Marco Pierre White e fundador do festejado L’Enclume, em Cartmel, que em 2013 terá duas estrelas do Michelin) . O ambiente é elegante e mistura fazenda interiorana com retrô. Pode-se escolher o cardápio de 3, 6 ou 10 pratos, inclusive para vegetarianos. O cozimento dos alimentos é feito com precisão, os sabores são inesquecíveis, tudo fresquíssimo e delicado…. Pudins de alho porró no consomé de dill, galinha guiné com raiz de salsa e nabo, camomila com ginseng e marmelo,  morangos macerados com manteiga, iogurte e anis doce…. O almoço custa 29 libras e vem com dois copos de vinho, que é bem em conta para um chef estrelado…

Ceviche é um lugar animado no Soho e que lidera a atual febre “latina” em Londres. Drinks à base de pisco, aipim frito, bar de ceviche com 7 variedades…é tudo novidade exótica para os londrinos, que lotam o Ceviche diariamente. O lugar tem atmosfera relaxada mas é levemente barulhento (Pisco Bar na entrada, cheíssimo até no inverno).  Colorido e agradável, atrai endinheirados e descolados. Até Master Class tem, onde grupos de 12 se divertem bebendo pisco em grupo (com a desculpa de estar aprendendo a cortar o peixe). E tudo bem..


Posts Relacionados

  • Londres: experimentações gastrômicas e aprendizadoLondres: experimentações gastrômicas e aprendizado Que tal investir em seus dotes culinários no velho continente? Além de um evento no The Lab agora em Abril (que inclui o brasiliero Alex […]
  • Londres: BalthazarLondres: Balthazar Este ano o londrino Keith McNally finalmente abriu uma filial de sua mais bem sucedidade criação, um Balthazar, na sua terra natal.  Fica […]