Fazendo Bolo


Dias 3, 4 e 5 de maio (sexta-feira, sábado e domingo) no Hotel Grand Hyatt São Paulo tem o 7º Paladar Cozinha Brasil.

O evento iniciou com um trabalho de Edinho Engel, Mara Salles e Alex Atala, que ser reuniram para investigar produtos brasileiros. Deu certo e estamos na sétima edição.
Hoje são mais de 50 entre chefs, palestrantes e críticos degustadores.

Esta é minha sexta participação e desta vez vou apresentar a chef baiana Leila Carreiro – Dona Mariquinha – onde juntas, vamos preparar iguarias de fazer os orixás sorrirem.f
Conheci Leila em Salvador e assim que nos vimos fechamos a parceria com muita sintonia. Me foi apresentada pelo meu amigo, Edinho Engel (presença importante neste 7º Paladar Cozinha do Brasil) numa de minhas ultimas andanças pelo nordeste brasileiro.

Outra oficina que vou ministrar é a de Bolos Brasileiros “Café com Bolo”.
Vou apresentar receitas que levam farinhas especiais. A fécula, araruta, farinha de milho, farinha de trigo, a tapioca, o nosso cacau baiano e um pouco sobre a origem e peculiaridades dessas delicias regionais.

É bolo de norte a sul, de leste a oeste.
De Goiás vou trazer um pouco da cultura culinária do Cerrado – que é surpreendente e muito saborosa.
De Pernambuco um bolo tradicional. Acredita-se que a receita tenha quase 150 anos. Um clássico. E outro de origem portuguesa, cuja receita marca presença a mais de uma centena de anos nas terras brasileiras. É um xodó do nordeste.

Como observa Gilberto Freyre: “arte como a do próprio doce e a do próprio bolo, em Portugal, saía principalmente dos conventos de freiras; e, no Brasil, desenvolveu-se tanto nos conventos, como em casas particulares”

Gente, no 7º Paladar Cozinha do Brasil, tem história, culinária e muito mais.

Não percam.
As oficinas estão com as inscrições abertas e são poucas vagas por turma.

Para fazer a inscrição: http://www.estadao.com.br/paladar/cozinha-do-brasil-2013/programacao/sexta.html
Espero vocês lá.

Carla Pernambuco


Posts Relacionados