Londres: um “Oscar” Para Casas de Chá

Você sabia que em Londres há um prêmio (disputadíssimo) para melhor afternoon tea? O “Top London Afternoon Tea”é o “Oscar” das casas de chá, um prêmio de muito prestígio distribuído há 28 anos pelo Tea Guild. Os juizes frequentam diversas casas de chá anonimanente, pagam pelo que consomem e seguem uma série de 16 critérios para destacar os melhores na experiencia do afternoon tea como um todo, que vão desde a qualidade dos alimentos, décor, louça, serviço, etc. Em 2013, o grande vencedor foi o chá do The Goring Hotel. Outros 22 receberam menções honrosas (Awards of Excellence) em reconhecimento à qualidade excepcional e consistencia — e três estão aqui embaixo….

The Goring Hotel
Servindo o típico afternoon tea desde que abriu em 1910, o chá do Goring Hotel em Belgravia é uma experiência inesquecível.  O lounge, onde é servido o chá, é todo em tons de amarelo e dá para o jardim (no inverno, ao lado da lareira).No menu, ovos, sanduichinhos de frango com sour cream e pimentão, salmão defumado, scones, pãezinhos de castanhas, morangos com creme, bolo de especiarias com glacê de brandy, triffle de chocolate, champagne bollinger e mais uma infinidade de chás. A apresentação impecável e elegante, a música ambiente perfeita, os garçons educadérrimos e gentis… enfim, o prêmio de melhor do ano é mais do que merecido. £47.

The Modern Pantry
Com mesas alfresco em St John’s Square, the Modern Pantry é o lugar moderninho para o chá. Eles vem servidos em bules  “diferentes” e os acompanhamentos são ousados:  bandejas triple-decker com sanduichinhos  de pão artesanal, tomates assados, roquette apimentada e feta marinado,  scones mornos de chá verde com compota de groselha, bolo de limão e polenta e o tradicional clotted cream. É uma excelente alternativa  para os mais caretas. Custa apenas £ 15.

The Corinthia
Este é o mais novo hotel 5 estrelas da cidade e o chá não decepciona. O cardapio tem finger sandwiches de rosbife, frango ou salmão defumado, uma variedade de scones, o champagne é Laurent Perrier e a louça (linda) William Edwards. Mas o destaque do Corinthia são os bolos, cinco ou seis, criativos (amêndoa com papoulas, ruibarbo e spelt com gengibre, ou o famoso eccles cake) e delicados, de uma patisseur superstar, Claire Clark. O chá é servido no lobby, bem debaixo de um lustre de cristal Baccarat imponente e importante. Muito chic. £39.

The Atheneum
Outra menção honrosa deste ano: o chá do Atheneum Hotel no Green Park (Mayfair). O menu tem champagne rosé, jams feitas em casa, scones de laranja, sanduichinhos de presunto caramelizado e queijo de cabra, mais crumpets, macaroons, mil folhas… tudo delicioso. O salão é mais reservado que os outros, com mesinhas discretamente atrás de cortinas.  £36


Posts Relacionados