Dona Carlota, Dona Mariquita e o sorriso de Oxalá


A comida baiana, sempre representou para mim, um requinte cultural preservado com luxo, ritual e filosofia. Quanto mais pesquiso e estudo, mais fascinada fico.

Em passagens marcantes e decisivas no contexto histórico deste país, a volumosa chegada dos Hauçás, Nupes e outros grupos de negros islamizados, desembarcaram na Bahia como escravos no Séc. XIX e desenharam um momento – muito especial – para nossa cultura. Grande parte dos cativos era de prisioneiros das guerras santas, soldados ou sacerdotes. Alfabetizados e com cultura privilegiada, logo de saída, se organizaram, criaram uma organização secreta, lideraram fugas em massa, revoltas e se estabeleceram como nação.

Hoje, virada a terrível página da escravidão, Hauçás, Nagôs, Malés (e muitos outros) fazem parte do conjunto étnico e cultural que compõem o que chamamos de Brasil.
A permanência da cultura muçulmana, as vezes confundida num rótulo único  de “Cultura Afro”, evidencia sua presença na comida, nos cânticos e nas vestes.

Nas atividades do 7º Paladar Cozinha Brasil, vou ter duas participações. Uma eu já falei no meu ultimo post e se refere a uma oficina de bolos bem brasileiros, no domingo – 5 de maio. A outra participação será no primeiro dia, dia de Oxalá (na sexta-feira dia 3 de maio) onde vou – junto com a chef baiana Leila Carreiro (a Dona Mariquita) – preparar (entre outras iguarias) um delicioso, mágico e místico Arroz de Hauçá.

O Arroz de Hauçá é presença indispensável na mesa de Oxalá e Iemanjá e, sabe-se, o preferido de Jorge Amado.

Então vamos lá, inscreva-se, coloque uma roupa branca e vamos preparar umas delicias de fazer os santos sorrirem.

Espero vocês lá .. se agilizem que tem vagas limitadas.
Para fazer a inscrição:
http://www.estadao.com.br/paladar/cozinha-do-brasil-2013/programacao/sexta.html
http://www.ingressorapido.com.br/Evento.aspx?ID=26755

Nos encontramos lá,

Carla Pernambuco


Posts Relacionados

  • Fazendo BoloFazendo Bolo Dias 3, 4 e 5 de maio (sexta-feira, sábado e domingo) no Hotel Grand Hyatt São Paulo tem o 7º Paladar Cozinha Brasil. O evento […]
  • Meu Brasil, brasileiro…Meu Brasil, brasileiro… De 29/6 a 1/7, acontece em São Paulo a 6ª edição do Paladar: Cozinha do Brasil, evento que reúne chefs, sommeliers, pesquisadores e fãs […]