Copa & Cozinha: Japão

A pimenta japonesa com sete segredos

O Japão pode não vencer a Copa, mas penso diferente: se houvesse um torneio mundial chamado Pimenta com Sabor, eles mereceria ganhar o troféu. Sim, porque conhecemos a comida japonesa, freqüentamos restaurantes de culinária nipônica, gostamos de sushi etc. Mas poucas pessoas costumam reparar a p-r-e-c-i-o-s-i-d-a-d-e que é a sichimi togarashi, palavra que significa “pimenta ardida com sete sabores”. Trata-se de uma pimenta aromática que pode ser usada sobre diversos pratos, molhos e sopas.

Sua mistura tradicional costuma conter os seguintes ingredientes: grãos de pimenta vermelha triturados (o elemento principal), sansho em pó (um tipo de especiaria com aroma de limão, produzida por pequenas sementes trituradas), casca de laranja (ou tangerina) torrada, gergelim preto moído, gergelim branco moído, sementes de cânhamo trituradas, pó de gengibre e pedacinhos de nori (alga marinha meio verde, usada também para enrolar sushis).

Esse “blend” da togarashi pode variar de acordo com a região: em Sapporo, ao norte, é mais apimentada. Em Nagasaki, ao sul, mais suave. Sua origem vem do século 17, quando começou a ser produzida por vendedores de especiarias durante o período Edo. Naquela época, era comercializada apenas nas entradas de templos budistas. Era basicamente usada para dar sabor a pratos de arroz e macarrões.

Hoje, nas casas japonesas, o frasco de togarashi se tornou um tempero de mesa, tendo a mesma importância que a dupla sal e pimenta na cultura ocidental. Porém, com a grande vantagem de não conter sal algum em sua mistura de sete ingredientes bem saudáveis… Trata-se, portanto, de um tempero salt free e recomendado para quem busca uma dieta com pouco sódio, mas com sete sabores marcantes. Sayonara!


Posts Relacionados

  • Copa & Cozinha: JapãoCopa & Cozinha: Japão A pimenta japonesa com sete segredos O Japão pode não vencer a Copa, mas penso diferente: se houvesse um torneio mundial chamado […]
  • Copa & Cozinha: HOLANDACopa & Cozinha: HOLANDA Cidades holandesas e seus queijos Entre os participantes da Copa, a Holanda certamente é o único a apresentar uma característica bem […]