Uma mágica Panelinha de Cogumelos

Diretamente dos contos de fadas para sua mesa

Existem muitas espécies de cogumelos comestíveis. Apreciadas no mundo todo, são uma excelente fonte de proteínas contendo, cálcio, cobre, ferro, folato, vitamina C e dezoito aminoácidos. Os cogumelos do tipo Champignon (Paris) são os mais produzidos na Brasil, porém os shiitake, hiratake, shimeji também são muito consumidos.
No Brasil consome-se em média 10.000 toneladas anuais do cogumelo Champignon.
Os cogumelos fazem parte do imaginário fantástico, estão presentes nas imagens dos contos de fadas e duendes. Na culinária são, além de nutritivos e deliciosos, um charme incontestável.
Porém – atenção – sem aventuras pessoal. Apenas 10% dos cogumelos existentes são comestíveis. Não é uma boa ideia sair por ai colhendo cogumelos silvestres sem a companhia de alguém que conheça “muito bem” os simpáticos chapeuzinhos. O melhor mesmo é adquiri-los, frescos ou secos, nas casas especializadas. Pesquisas recentes revelaram que o cogumelo-ostra (Pleurotus) contêm lovastatina, uma substância usada no controle do colesterol. Nutritivo, saboroso, charmoso e faz bem. Vai encarar?

FRIGIDEIRA DE COGUMELOS E REQUEIJÃO
com pão sueco

6 porções
1 bandeja de shitake
1 bandeja de pleurotus ou shimeji
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de molho de soja
1/3 de xícara de creme de leite fresco
1 copo de requeijão cremoso
2 colheres (sopa) de parmesão ralado
sal
pimenta-do-reino, moída na hora
1 pacotinho de pão sueco
Retire os talos do shitake e fatie finamente. Corte a base do shimeji ou do pleurotus e solte os cogumelos do talo. Aqueça a metade da manteiga em uma frigideira, junte o shitake e grelhe em fogo alto até secar o líquido. Reserve e faça da mesma forma com o outro cogumelo.
Junte ambos em uma panela, acrescente o creme de leite, o molho de soja e o requeijão, acerte o sal e apimenta. Finalize com o parmesão. Não deixe reduzir demais, deve ficar cremoso.
Sirva com pão sueco.


Posts Relacionados