Na onda dos vegetarianos

Samosa, Samusa ou Chamuça … uma delicia de inspiração hindú.

É uma especialidade indiana – tipo um pastel em forma triangular, frito, recheado com uma mistura condimentada de feijão ou grão, batata ou carne picada, ervas aromáticas e vegetais.
Chegaram a Portugal através da culinária indo-portuguesa (colônias portuguesas na Índia). Na Índia, existem versões vegetarianas, que não são tão comuns em Portugal.
Em Moçambique é um pastel bastante comum e no Paquistão, são muito populares.
A ideia é simples e nos permite viajar nas muitas possibilidades de massas, recheios e formas de cozimento.
Estas, são vegetarianas e tem um gostinho de “oriente” muito especial.
Sabor das mil e uma noites …

Samosas Vegetarianas
10 porções

Massa
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal
70 g de manteiga
1/2 xícara de água

Misture em uma tigela os três primeiros ingredientes com as pontas dos dedos, junte a água aos poucos, até dar o ponto. Sove até a massa ficar bem lisa, embrulhe em saco plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos 2 horas. Abra a massa o mais finamente possível em superfície enfarinhada e corte círculos de 6 cm de diâmetro. Corte os círculos ao meio.

Recheio
500 g de batatas descascadas cortadas em cubinhos de 0,5 cm
1 cebola pequena fatiada finamente
1/2 xícara de ervilhas frescas
1 colher de chá de mostarda em grãos
2 dentes de alho picados
1 colher de chá de gengibre ralado
1/2 colher de chá de cúrcuma
1/2 colher de chá de coentro em pó
1/2 colher de chá de cominho moído
1 pitada de açúcar
1 colher de chá de garam masala
1 colher de sopa de coentro picado
Sal
2 colheres de sopa de óleo de milho
1 pitada de sal de frutas

Aqueça o óleo em uma panela, junte a mostarda e, quando ferver, acrescente a cebola, refogando até dourar. Acrescente o alho e o gengibre e frite rapidamente. Junte a cúrcuma, o coentro moído, o cominho e o açúcar.
Acrescente as batatas e as ervilhas e misture. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 6 minutos ou até que as batatas fiquem cozidas.
Adicione o garam masala, o coentro picado, o sal de frutas e acerte o sal. Deixe o recheio esfriar e feche os pasteizinhos na massa meia-lua.


Posts Relacionados

  • Bacalhau com batatasBacalhau com batatas Ôba, lá vem ele! Antes que chovam as receitas de bacalhau para a Semana Santa, vamos sair logo com o nosso bacalhau com batatas. […]
  • BNP3 – pra quem perdeu … ai vem outra vezBNP3 – pra quem perdeu … ai vem outra vez 22h15min: Brasil no Prato no Canal Bem Simples e na Fox Life Encerra o ano e vamos dar mais uma olhada naquele episódio que você […]