A cozinha afetiva do poetinha

Gonçalves: “Pois sou um bom cozinheiro – receitas, histórias e sabores da vida de Vinicius de Moraes”

Trecho de:
Para viver um grande amor
(pgs. 268 ~ 269)

 

“Para viver um grande amor, il faut, além de fiel, ser bem conhecedor de arte culinária e de judô – para viver um grande amor(…)
Pois do que o grande amor quer saber mesmo, é de amor, é de amor, é de amor a esmo; depois, um tutuzinho com torresmo conta ponto a favor(…)
Conta ponto saber coisinhas: ovos mexidos, camarões, sopinhas, molhos estrogonofes – comidinhas para depois do amor. E o que há de melhor que ir para a cozinha e preparar com amor uma galinha com uma rica, e gostosa, farofinha, para ser grande amor”(…)

Essa receita, é minha homenagem ao poeta cozinheiro:

Galetinhos no Alecrim
6 porções

3 galetinhos de 700 g a 800 g cada um
1/3 xícara de alecrim picado
2 colheres de sopa de tomilho desfolhado
1 colher de sopa de sal
1 colher de café de pimenta moída na hora
1/2 xícara de óleo de milho
4 dentes de alho assados e amassados
4 xícaras de miga fresca esfarelada
1 xícara de amêndoas picadas grosseiramente
1 colher de sopa de tomilho picado
Azeite extravirgem
4 colheres de sopa de manteiga
Sal e pimenta moída na hora

Misture as ervas, o sal, o alho, a pimenta e o óleo, faça uma pasta e espalhe nos galetos. Derreta a manteiga em uma frigideira, com um fio de azeite, junte as amêndoas e doure-as.
Acrescente a miga e o tomilho e doure.
Tempere com sal e pimenta. Encha os galetinhos com a farofa de miga, amarre-os e leve-os ao forno preaquecido a 170 °C por cerca de 40 minutos, ou até que estejam bem dourados e sequinhos.
Tire os cordões, corte-os ao meio no comprimento e sirva em seguida.


Posts Relacionados

  • Hoje é meu dia de fazer Bolo Hoje é meu dia de fazer Bolo Parabéns para mim, nesta data querida …  Aniversário é coisa muito boa. Quando era pequena, ficava tentando fazer os anos passarem […]
  • Os assustadores tentáculos do Sr. PolvoOs assustadores tentáculos do Sr. Polvo O litoral brasileiro e os frutos do mar Por mais que Recife seja uma cidade portuária, com belíssimas praias e um mar piscoso, das […]