Gomásio

Combina com tudo e tem gosto de saúde

 

Gomásio (em japonês gomashio), Sal de Sésamo ou – simplesmente “Gersal” é um condimento seco muito apreciado na culinária japonesa.
Durante o resplandecer do movimento hippie, o geral apareceu como elemento imprescindível da comida natureba. Sua presença definitiva na macrobiótica, na dieta vegetariana, na radical culinária vegana, nas cozinha japonesa, chinesa, indiana e – hoje em dia – é considerado um ingrediente importante na maior parte das culturas do planeta.
O Gersal ajuda a digestão (regula o intestino, actuando como um laxante suave), neutraliza a acidez do sangue, fortalece os sistemas nervoso e imunológico, previne doenças, indicado para dores estomacais, intestinais e menstruação irregular, favorece a produção de leite, reduz o cansaço, estimula a circulação sanguínea, possui cerca de 15 aminoácidos (excelente suplemento proteico), estimula o metabolismo e é muito rico em cálcio. É uma importante alternativa ao sal, porque não produz os efeitos nocivos deste.

Gersal
É composto por sésamo torrado e sal marinho, também ligeiramente torrado, misturados (macerados com um pilão) na proporção de 10/12 partes de sal por 14/16 partes de sésamo.


Posts Relacionados

  • AMORASAMORAS Um exemplo da poderosa família dos berries Em português não temos uma tradução para o termo “berries”, que são aquelas frutinhas […]
  • Uma ideia saborosa, saudável e refrescanteUma ideia saborosa, saudável e refrescante Iogurt e coalhada a qualquer hora do dia A coalhada sempre recomendação para quem tem dificuldades intestinais. É indicada para […]