Gostosuras ou travessuras?

Um assustador e divertido Helloween

A origem do halloween vem dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C. As atuais abóboras ou a famosa frase “Gostosuras ou travessuras”, foram exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente “fim do verão”).

BOLO FORMIGUEIRO
8 porções

1/2 xícara de chocolate granulado
4 colheres (sopa) de coco fresco ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
2 xícaras de açúcar
200 g de manteiga sem sal
4 ovos

Bata as claras em neve com 1 pitada de açúcar e reserve.
Bata as gemas com o açúcar, a manteiga, o leite e a farinha. Por último acrescente o fermento, as claras, o coco e o chocolate granulado.
Unte uma fôrma de buraco no meio com manteiga e polvilhada com açúcar, espalhe a massa e leve ao forno preaquecido (160ºC) por aproximadamente 30 minutos, ou até que, enfiando um palito, este saia seco.

COBERTURA
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de Nescau ou chocolate em pó
Leve tudo ao fogo até ferver. Desenforme.


Posts Relacionados

  • BNP3 – pra quem perdeu… ai vem outra vezBNP3 – pra quem perdeu… ai vem outra vez 22h15min: Brasil no Prato no Canal Bem Simples e na Fox Life   O episódio sobre culinária judaica, apresenta uma comida […]
  • O vatapá de CaymmiO vatapá de Caymmi Assim como seu conterrâneo Jorge Amado fez nos livros, o compositor baiano Dorival Caymmi fez de sua obra musical um “celeiro” de […]