Hoje é meu dia de fazer Bolo

Parabéns para mim, nesta data querida … 

Aniversário é coisa muito boa.
Quando era pequena, ficava tentando fazer os anos passarem para ter mais espaço e poder.
De repente, não lembro quando isso começou, os dias ficaram mais curtos, os relógios aceleram e os anos voaram .. num piscar de olhos.
Como sou uma pessoa prática, administro esse cenário da melhor forma possível, tentando reservar um pouco desse tempo (cada vez mais escasso), para fazer o que me nutre. Amar, ler e viajar, sempre foram, ricas fontes de alimento na minha vida.
O amor é tudo de bom (nos deixa em permanente estado criativo – estado de graça), a leitura abre portas e dá respostas a perguntas que ainda não fizemos e viajar e o grande pós graduação do viver.
No aniversário, queira ou não, a gente da uma revisada em como a vida está. Uma faxina aqui, uma arrumação ali, um ajuste acolá e estou pronta pra mais um ano.
Para compartilhar a comemoração, nada melhor que um delicioso bolo com velinhas. Meu bolo vai ter que ser grande pois tenho que fazer caber um pouco mais de 50 delas .. bem pouco ..

BOLO BRIGADEIRO
com pastilhas de laranja
8 porções

PÃO DE LÓ
6 claras
1 pitada de sal
6 gemas
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de cacau em pó
6 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha

Na batedeira, bata as claras em neve com o sal, diminua ao mínimo a velocidade e incorpore as gemas.
Peneire o açúcar, o cacau e a farinha aos poucos sobre os ovos, incorporando lentamente com uma espátula, em movimentos circulares, de fora para dentro. Acrescente a baunilha e leve ao forno preaquecido (160ºC), em assadeira redonda (25 cm de diâmetro aproximadamente), untada com manteiga e farinha de trigo.

RECHEIO
1 lata de leite condensado
1 xícara de doce de leite
1/2 xícara de creme de leite fresco
2 1/2 colheres (sopa) de Nescau
2 colheres (sopa) de manteiga

Numa panela, junte o leite condensado, o doce de leite, o creme, o Nescau e a manteiga e leve ao fogo médio, mexendo sempre até o ponto de brigadeiro mole. Retire do fogo e deixe amornar.


Posts Relacionados

  • A cozinha afetiva do poetinhaA cozinha afetiva do poetinha Gonçalves: "Pois sou um bom cozinheiro - receitas, histórias e sabores da vida de Vinicius de Moraes" Trecho de: Para viver um grande […]
  • Os assustadores tentáculos do Sr. PolvoOs assustadores tentáculos do Sr. Polvo O litoral brasileiro e os frutos do mar Por mais que Recife seja uma cidade portuária, com belíssimas praias e um mar piscoso, das […]