Uma doce e lambuzada aventura na cozinha

Iniciação culinária


Brownie de Chocolate foi uma das primeiras receitas que eu fiz. Eu ainda uma garotinha e além de ter ajudado minha avó e minha mãe na cozinha, até então – tudo que eu havia feito sozinha – era brigadeiro, motivo de sobra para ter-mos (meus irmãos e eu) a cara toda melada e a cozinha precisando ser lavada com lava-jato. Brownie, embora seja muito fácil de fazer, parecia coisa de iniciados. Porém, cabe lembrar que mesmo sendo fácil, o Brownie tem seus segredinhos, um bom chocolate amargo, manteiga de boa qualidade, açúcar na medida certa e o principal deles é o jeito de cozinhar, o ponto … meio melado, molinho com uma consistencia interna levemente cremosa. Jogo rápido, o Brownie é muito bom, com chá, café, frutas, sorvete … com o que a gente inventar.

Brownie de Chocolate
10 porções

340 g de chocolate meio amargo picado
5 ovos
290 g de açúcar
225 g de manteiga amolecida
125 ml de água
Chocolate em pó para polvilhar
Bata os ovos com 1/3 (95 g) do açúcar até quadruplicar de volume (ao menos 10 minutos
na batedeira). Aqueça o açúcar restante
em uma panela com 125 ml de água até obter
um xarope. Coloque o chocolate e a manteiga
no xarope quente e misture para derreter.
Tire do fogo e deixe amornar. Adicione o xarope de chocolate à mistura de ovos com a batedeira ligada em velocidade lenta, somente até combinar. Termine de misturar na mão.
Unte forminhas individuais com manteiga
e forre-as com papel-manteiga. Divida a massa entre elas. Asse em banho-maria, com forno preaquecido a 130 °C por 30 minutos. Deixe esfriar para desenformar e retirar o papel-manteiga.
A torta fica bem molhada. Polvilhe com chocolate em pó para servir.


Posts Relacionados

  • AGAR-AGAR AGAR-AGAR Gelatina japonesa com mil utilidades O fundo do mar continua menos conhecido e estudado do que o espaço sideral. E vem do reino de […]
  • JacaJaca Jaca: sabor, história e tradição Hoje vamos enfiar o pé na jaca. Essa fruta de cheiro inconfundível, gosto peculiar, com bagos […]