Uma torta de desenhos animados

uma delícia com muitos nomes e um sabor bem conhecido


A clássica “Apple Pie” inglesa ou uma “Appeltaart” holandesa, a “Äppelkaka” sueca, a “Tarte Tatin” francesa, uma “German Apple Cake” alemã ou a típica “Apfelstrudel” ou apenas uma boa e clássica “Torta de Maças”. A Maçã vem mudando a história da humanidade a bastante tempo, serviu como suporte para um chá-lá-lá que Eva queria dar em Adão, caiu na cabeça de Newton e fez ele entender a lei da gravidade, levou a Branca de Neve a um longo e profundo sono, enfim … eis a “Torta de Maçã” uma delicia clássica que confunde na história das culinárias de todos o planeta com contos de fadas, lendas e relatos … objeto de desejo das crianças em muitos desenhos animados …
Olha só essa receita e vamos fazer a história acontecer … é uma caixa de massa folhada recheada com a maçã temperada com especiarias … mão na massa e está feito o lanche da tarde, o chá das 5, ou da hora que der na telha … bom apetite.

TORTA CROCANTE DE MAÇÃ
6 porções

RECHEIO
5 maçãs vermelhas com casca, picadas
5 maçãs verdes com casca, picadas
150 g de açúcar
50 g de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (sopa) de cointreau
50 g de amêndoas laminadas

Derreta a manteiga, acrescente as maçãs e deixar secar.
Junte o açúcar, deixe secar e misture a canela.
Retire do fogo e acrescente o licor e as amêndoas.

FAROFA CROCANTE
60 g de farinha de trigo
60 g de manteiga sem sal
120 g de açúcar
gotas de essência de baunilha
Com as pontas dos dedos, misture todos os ingredientes para obter uma farofa grossa e soltinha.

MONTAGEM
3 folhas de massa filo (Phyllo*) importada, cortadas ao meio
manteiga derretida para pincelar
6 aros quadrados de 5 x 5 cm ou de 6 cm de diâmetro
Pincele manteiga nas metades da massa, dobre-as ao meio e pincele manteiga novamente. Acomode amassa dentro do aro, deixando a lateral forrada até em cima. Encha com 2 colheres (sopa) do recheio frio, cubra com a farofa sem apertar demais e leve ao forno preaquecido (180ºC) por aproximadamente 20 minutos ou até que fiquem bem douradas.

Phyllo, literalmente folha em grego, é uma finíssima massa folhada, usada em doces e salgados.


Posts Relacionados

  • TARTE TATINTARTE TATIN Era uma vez um erro que deu certo... Uma das receitas mais conhecidas da cozinha francesa surgiu acidentalmente. Sim, a Tarte Tatin […]
  • Fruta do CondeFruta do Conde Em algum lugar do passado   Sabe aquela fruta cheia de caroços e gomos? Ela pode ser chamada de fruta do conde, ata ou […]