Amor de Mãe e Paixão pelo Futebol

Bem Simples – “Cozinha da Mama (dia das mães)” e “Brasil, país do Futebol (Copa do Mundo)” .

Hoje o Brasil no Prato está muito especial (e muito divertido também). Um pouco de comida italiana. A comida afetiva com aquele traquejo de família italiana onde parece que nada vai dar certo e num passe de mágica, depois de muita confusão e bate-boca, aparece aquela comidinha cheia de amor, carinho e sabor. O show é com meu amigo (e parceiro da FOX – Homens Gourmets) Carlos Bertolazzi que, mesmo se atravessando o tempo todo, não conseguiu atrapalhar a nossa Mama convidada. Umas espetaculares bruschetas de cogús, um linguado com molho de limão siciliano com purê de batata e tudo na maior zona.
Coisa de italiano. E eu como italiana, estava em casa.
Na continuação, em ritmo de Copa do Mundo no país do futebol, recebo o craque Denilson que lá pelas tantas torce o nariz e confessa que não gosta de abóbora. Pode?

Carne-Seca Acebolada com Purê de Abóbora
6 porções

Carne-seca
1 kg de carne-seca (pedaço traseiro)
1 pitada de erva-doce (segredo de família)
6 cebolas médias
Sal e pimenta moída na hora
Azeite extravirgem
Cheiro-verde em abundância
Vinagre

Deixe a carne dessalgar por 12 horas (troque a água pelo menos 4 vezes). Cozinhe na panela de pressão por cerca de 40 min, ou até ficar bem macia. Desfie retirando toda a gordura (inclusive a das fibras).
Corte as cebolas ao meio e fatie-as finamente.
Aqueça o azeite em uma panela e em seguida junte a erva-doce e depois a cebola. Quando a cebola estiver bem macia, acrescente a carne desfiada e frite tudo em fogo alto até dourar. Acerte o sal e a pimenta e adicione muito cheiro-verde picado. Finalize com um fio de azeite extravirgem e vinagre.

Purê de abóbora
1/2 abóbora cabochá
3 galhos de tomilho
3 colheres de sopa de manteiga
1/2 xícara de creme de leite
Noz-moscada
Azeite extravirgem
Sal

Corte a abóbora em três partes, regue cada parte com azeite e embrulhe em papel-alumínio com os galhos de tomilho.
Leve ao forno preaquecido a 180 °C por cerca de 40 min ou até que esteja bem macia. Retire do forno e, com uma colher, raspe a polpa, retirando a casca. Coloque numa panela com o restante dos ingredientes mexendo bem até desmanchar e ficar bem liso.
Acerte o sal e acrescente uma pitada de noz-moscada. Sirva em seguida acompanhando a carne-seca.


Posts Relacionados