BNP3 – pra quem perdeu … ai vem outra vez

22h15min: Brasil no Prato no Canal Bem Simples e na Fox Life



Encerra o ano e vamos dar mais uma olhada naquele episódio que você achou especial. Vai ser um verdadeiro pot-pourri de receitas, com alguns episódios da terceira, da segunda e da primeira temporada.
Esta ultima temporada foi recheada de histórias e convidados muito especiais.
Abrimos a terceira temporada com os brasileiríssimos: bolo de banana nanica, franguinho caipira com escondidinho de ora-pró-nóbis, canjiquinha com costelinha, mineirices que fazem parte da história deste país e um dos fundamentos do que hoje podemos chamar de culinária nacional.
A cozinha mineira é tão rica em sabores como em lendas e histórias peculiares. Uma que gosto muito é a do Lobrobó, conhecido também como Ora-pro-nobis. Segundo contam os populares, a planta (em formato de trepadeira) era colhida (roubada) do quintal de um padre enquanto ele rezava em latim “Ora-pro-nobis” – dai o nome. Até hoje é encontrado nos cardápios dos restaurantes nas cidades históricas mineiras, seja como salada, frango com ora-pro-nobis e de muitas noutras formas, suas flores – também comestíveis – são usadas para adornar saladas e outros pratos. Nesse episódio eu contei com a parceria das cantoras-cozinheiras Celma e Celia que deram um show a parte… saudades de vocês gurias.

Escondinho de Ora-pro-nóbis
Cozinhe as batatas (al dente) e corte em rodelas.
Tempere com sal e pimenta a gosto.
Corte as folhas de ora-pro-nóbis em fatias finas como couve.
Refogue as folhas no azeite e adicione cebola roxa bem picadinha.
Adicione o milho, refogue e adicione sal a gosto.
Misture o queijo minas ralado.
Coloque esta mistura em um pirex refratário, já untado com azeite, e uma camada de batatas cortadas em fatia por cima.
Repita as camadas.
Regue com creme de leite fresco.
Polvilhe o queijo parmesão e leve ao forno para gratinar


Posts Relacionados

  • Moqueca é Brasil no PratoMoqueca é Brasil no Prato Hoje, às 22h15min. tem Brasil no Prato no Canal Bem Simples e na Fox Life Moquém: do Tupinambá mo-ka'ẽ - fazer tostado, enxuto. As […]
  • Amor de Mãe e Paixão pelo FutebolAmor de Mãe e Paixão pelo Futebol Bem Simples - “Cozinha da Mama (dia das mães)” e “Brasil, país do Futebol (Copa do Mundo)” . Hoje o Brasil no Prato está muito […]