Castanha Glaçeada

Marron-glacé, também chamado castanha glaçeada, é uma iguaria da doçaria francesa e da doçaria italiana.

A Castanha Portuguesa é na realidade asiática e acompanha a civilização a mais de 100 mil anos.
A Castanha fazia parte da dieta dos Gregos, dos banquetes romanos, alimentou mosteiros, conventos e abadias chegando a ser a base de algumas farinhas europeias na idade média.
Com os renascentistas, a gastronomia se torna um requinte e surge o “Marron Glacê” e com as Invasões Francesas chega na Espanha e posteriormente a Portugal.
Excelente fonte de Potássio, muito ricas em amidos, Vitaminas C e B6, serviram muitas vezes como fonte única de alimento em invernos rigorosos.
Como o produto era relativamente caro no Brasil, produziu-se um doce com base de batata-doce, chegou-se a um sabor que lembra e batizou-se de Marrom Glacê. Era o nossa versão “fake”.
Castanhas, assadas na brasa, glaceadas com açúcar e baunilha, em compota ou creme são sensacionais.
Assadas são deliciosas e muito fáceis de preparar, basta fazer um corte superficial na casca juntar um pouco de sal grosso e colocadas no forno médio por aproximadamente meia hora. Uma iguaria.
Já o marron-glacé é feito com castanha cozida e mergulhada em calda de açúcar.
Da uma espiada nessa sobremesa…

ROLINHOS DE MARROM-GLACÊ*
8 porções

500 g de castanhas-portuguesas descascadas
2 xícaras de açúcar mascavo
2 xícaras de água
2 colheres (sopa) de essência de baunilha
2 paus de canela
1 anis-estrelado
12 folhas de massa primavera
1 ovo batido para pincelar
óleo de milho para fritar

Ferva as castanhas em água por 20 minutos, ou até que fiquem macias.
Escorra e reserve. Junte a água, o açúcar, a baunilha, canela e anis-estrelado e ferva tudo até que esteja em ponto de calda rala. Junte as castanhas, ferva mais uns 5 minutos e tire do fogo.
Deixe na calda de um dia para o outro. Processe as castanhas com um pouco da calda para que forme um purê cremoso. Corte os quadrados de massa ao meio na diagonal, formando 2 triângulos.
Coloque uma colherada do purê de castanhas, espalhando para formar o rolinho no lado maior do triângulo.
Pincele as pontas da massa com ovo batido para fechar o rolinho. Reserve.
Frite na hora de servir. Sirva com sorvete de creme.
*MARROM-GLACÊ – Saboroso e delicado doce preparado com castanhas-portuguesas, cozidas em calda, por meio de um processo lento e trabalhoso.


Posts Relacionados

  • Arroz-doceArroz-doce E deixe-me se for capaz... Não, o arroz-doce não é um prato de origem portuguesa, como a maioria pensa. Nem comida junina, […]
  • LaranjaLaranja A fruta mais popular do mundo Quase ninguém mais presta atenção à laranja. Fruta simples e encontrada em abundância no mundo […]