Bananas

Yes, nós temos bananas

Hoje vamos conhecer melhor um produto hiper-mega-tropical. Essa fruta amarela, cheia de pintas negras e de formato curvo já inspirou Josephine Baker, Carmen Miranda, Andy Warhol e Jorge Benjor. Ladies and gentlemen, palmas para a banana.

Ela pode ser muitas. Dezenas de tipos diferentes. Qual você prefere? Nanica, ouro, São Tomé, d’água, figo, prata, maçã…? Depois do arroz, do trigo e do milho, as bananas são o quarto produto alimentar mais produzido no mundo. A fruta, que surgiu no sudeste asiático, hoje é plantada em 130 países. Algumas variedades têm polpa mais dura e casca mais firme e verde: são chamadas de plátanos ou banana-pão (nutritivas, valem quase como uma refeição).

Outras curiosidades: as bananas formam cachos que podem ter de cinco a 20 pencas. Cada banana pesa, em média, 125g e somam 92 calorias. Sua composição tem 75% de água e 25% de matéria seca. Boa fonte de vitamina A, vitamina C, fibras e potássio. Existe até o ditado popular que diz: “uma banana por dia, saúde em dia”. Isso facilita ainda mais o seu uso na cozinha.

 

BOLO DE BANANA COM FÉCULA DE BATATA 

INGREDIENTES

10 colheres de sopa de fécula de batata

10 colheres de sopa de açúcar

1 colher de sopa de fermento em pó

9 bananas nanica ou prata maduras

4 ovos grandes

150g de manteiga em cubinhos

1/2 xícara de chá de açúcar misturado com 1 colher de sopa de canela para finalizar
MODO DE PREPARO

  • Unte uma assadeira de 30X20cm com manteiga e fécula.
  • Junte ao restante da fécula, o açúcar e o fermento. Reserve.
  • Fatie 3 bananas na horizontal e vá arrumando as fatias na forma.
  • Polvilhe com a mistura de secos, e com 1/3 da manteiga em cubinhos espalhados sobre a farinha. Repita este processo mais 2 vezes finalizando com a manteiga.
  • Bata os ovos e espalhe sobre a torta homogeneamente. Finalize polvilhando o açúcar misturado à canela e leve ao forno pré-aquecido à 160º C por cerca de 25 minutos ou até bem dourada e perfumada.

Posts Relacionados

  • Yes nós temos bananas…Yes nós temos bananas… Carboidrato da melhor qualidade? Acessível? Bom e barato? BANANA - não tem igual e existem mais de 1000 espécies pelo mundo a fora, […]
  • PeruPeru Segredos dos incas Faz algum tempo que a culinária peruana vem ganhando reconhecimento entre as cinco mais inovadoras do mundo. […]