Quiabo

Um africano cheio de poderes

O quiabo em inglês se chama okra. Na Índia, tem o nome de “ladie’s fingers” (sem relação com as pimentas vermelhas que no Brasil também são conhecidas como “dedos-de-moça”). Vegetal de origem africana, pontiagudo, verde, alongado, fino e “babento”, é do bem, baby.

Saudável, ele é: 100 gramas de quiabo têm, aproximadamente, apenas 33 calorias. Possui também boa quantidade de vitaminas A e C, além de sais minerais importantes como ferro, fósforo e cálcio. Suas melhores safras acontecem (por aqui) no verão, mas são encontrados em feiras e mercados todos os meses do ano.

É consumido na forma de refogados, sopas e ensopados diversos. Ao entrar em cozimento, solta um líquido viscoso,  chamado de “baba”. Esse procedimento “babento” pode diminuir bastante se deixarmos o quiabo de molho em água temperada por dois limões espremidos (sem picá-los; apenas retirando as extremidades do vegetal). Outra solução é cozinhar o quiabo inteiro e retirar suas pontas apenas no momento em que for comer. Como todo ingrediente natural, o quiabo também tem seus pequenos segredos. E vale testá-lo sempre.

GALINHA CAIPIRA COM QUIABO E POLENTA DE MILHO MOÍDO NA PEDRA

INGREDIENTES

1 galinha caipira, cortada em pedaços

1 kg de quiabo

1 cabeça de alho

4 cebolas médias

1 xícara de chá de óleo

1 maço de cebolinha verde

1 maço de salsinha

1 colher de colorau

1 xícara de chá de vinagre

1 xícara de chá de cachaça

Sal

Pimenta do reino

 

POLENTA

500g de fubá

50g de manteiga

2L de água

Óleo

Sal

 

MODO DE PREPARO

  • Tempere a galinha com alho amassado, sal,  pimenta do reino, o vinagre, ebola picada e cachaça. Deixe marinar na geladeira por 4 horas para pegar bem o tempero.
  • Doure os pedaços da galinha em uma panela grande e então acrescente toda a marinada, tampe e deixe cozinhar por 50 minutos.
  • Lave o quiabo, seque com um pano e corte em pedaços. Reserve.
  • Em uma panela de barro, coloque uma colher de óleo e acrescente o colorau. Adicione os pedaços de galinha, junte um pouco do caldo do cozimento e acrescente o quiabo, até fique macio e que o caldo fique encorpado.
  • Por ultimo junte a cebolinha, a salsa e uma cebola fatiada.  Tampe a panela, desligue o fogo e servira com a polenta.
  • Para a polenta, leve uma panela ao fogo com 1 litro e meio de água e sal e deixe ferver.
  • Dilua o fubá em 500ml restante de água fria e acrescente essa mistura na panela com a água fervendo. Mexa até engrossar, acerte o sal e finalize com a manteiga.

Posts Relacionados

  • MaxixeMaxixe Maxixe: vai encarar? Nos tempos da vovó, daquelas vovós que pareciam Dona Benta, o maxixe era muito popular nas mesas brasileiras. […]
  • Massa de Conchinha com Atum e ParmesãoMassa de Conchinha com Atum e Parmesão Opção especial e nutritiva para um almoço de fim-de-semana. Muitas vezes, principalmente num quente dia de verão, mesmo com fome, […]