Copa & Cozinha: Alemanha

Copa_Cozinha

Auf wierdesehen!

A cozinha alemã seguramente está entre as mais respeitadas e tradicionais do planeta. Mesmo assim, os historiadores de gastronomia encontram certa dificuldade em definir o que é a comida da Alemanha, devido ao fato de cada região do país ter suas próprias especialidades, todas com história, sabor e tradição.

Durante séculos, os férteis campos alemães produziram excelentes produtos agrícolas, sempre em um padrão considerado elevado para os europeus. O clima frio obrigava a população, desde os povos bárbaros, ao hábito de armazenar, defumar, criar conservas e utilizar grãos integrais. Foram pioneiros em descobrir técnicas do uso correto de ácido láctico e na fermentação dos pickles. Esses processos criaram pratos como o chucrute, feito a partir de repolho fermentado. As lingüiças defumadas também se tornariam uma iguaria essencial entre os alemães, que passaram a utilizar embutidos como ingrediente obrigatório em sopas, assados e guisados.

Os salsichões também derivam dos mesmo processos de defumar e armazenar. Hoje se dividem em quatro tipos: Bruhwurst (recheio de carne picada e cozida, como os tipos frankfurter e wiener); Kochwurst (salsichões cozidos); Rohwurst (salsichão com recheio cru, mas com a carne defumada) e o popular salsichão Bratwurst, vendido em qualquer esquina da Alemanha e geralmente consumido com pão preto e mostarda.

Outra riqueza da mesa alemã são os vinhos e cervejas, bebidas que fazem parte da cultura germânica. Do Mar do Norte aos Alpes, a Alemanha conta com cerca de 1.200 cervejarias, que produzem 5 mil tipos diferentes de cervejas. Os experts afirmam que a cerveja alemã, para reter toda a pureza, deve ser bebida diretamente da garrafa (mas sempre acompanhada de algum alimento). Na região da Bavária, bebem cervejas acompanhadas de pretzels salgados, salsichões e frios fatiados.

Os alemães também amam os bolos. Como não gostar do clãssico Bolo Floresta Negra, cuja receita surgiu no século 16? Tente dizer o nome desse bolo feito com licor cherry, creme de leite, chocolate e massa compacta: Schwarzwälderkirschtorte. Quem conseguir a proeza, merece um brinde. Auf wierdeshen!


Posts Relacionados

  • Delicia do CondadoDelicia do Condado Sobremesa com gosto das Antilhas Além de Pinha, Ata, Anona, Pinheira, Ateira e Quaresma, a "Annona squamosa" (nome científico) e […]
  • Copa & Cozinha: RecifeCopa & Cozinha: Recife Um rolê pelos mercados do Recife Explicar a culinária pernambucana e a cena gastronômica do Recife (que incluo entre as principais […]