Copa & Cozinha: Espanha

Torrones espanhóis: uma tradição

Talvez por ser gaúcha e ter crescido próximo das fronteiras com colonização espanhola, desde criança adoro torrones. E o que vem a ser o famoso turrón?

Trata-se de uma massa doce, obtida pela cocção do mel (ou de açúcar), a qual se misturam amêndoas sem pele e torradas. Nesta mesma massa pode-se acrescentar também claras de ovos, para que se torne com consistência de emulsão. A pasta que resulta desse antigo processo culinário é depois amassada e moldada numa forma, para ser posteriormente fatiada –e devorada por bocas ávidas.

Os torrones mais famosos da Espanha estão nas províncias de Alicante e Valência, embora também se espalhem por outros pequenos centros produtores. A receita hoje é encontrada em outras versões, como o torrone feito com amêndoas moídas e aparência mais pastosa, chamado turrón blando. O tradicional é conhecido como “turrón duro”.

Amêndoa e mel são ingrediente usados há séculos nas sobremesas da Andaluzia, por influência direta da culinária moura do Norte da África. Por isso, a maioria dos estudos aponta a origem do turrón na penísula arábica, onde desde o século 11 leva o nome de “turun”.

Uma das primeiras menções escritas do torrone se encontra no livro “La Generosa Paliza” (1570), escrito por Lope de Rueda, um literato de Sevilha. A trama do livro consiste na briga de um amo feudal com seus criados porque estes tinham surrupiado de seu escritório (e comido) dois quilos de torrones que ele trouxera de Alicante. Em 1582, um documento de Alicante assinala que a cidade costumava pagar parte dos salários natalinos dos trabalhadores locais em dinheiro e uma arroba de torrones. Nada mal, né?

O livro Manual de Mujeres, do século 16, mostra a primeira receita que para fabricar turrón.  Neste mesmo período, uma carta do rei Felipe II afirma que seus pratos favoritos do Natal eram o torrone e o pão de figos.

Como podemos observar, o torrone espanhol é um dos doces mais antigos e tradicionais do mundo. Uma relíquia culinária, por supuesto.


Posts Relacionados

  • A Bomba de ChocolateA Bomba de Chocolate A vedete dos bistrôs, padarias e confeitarias.   É um dos mais famosos doces de confeitaria. Formato longo, feito com massa […]
  • Jóias que desmancham na bocaJóias que desmancham na boca da série: Os imbatíveis Doces Bárbaros Esta receita é para atender os mais exigentes paladares e dar um toque muito especial a sua […]