Copa & Cozinha: Suíça

Fondue: aproximando pessoas

Nem só de relógios, lagos, teleféricos, vacas, picos nevados, montanhas e lagos vivem os suíços. Este país da Europa central, quase o “coração” geográfico do continente, vive isolado na quietude dos seus cantões que formaram a nação –uma das mais civilizadas do planeta. A Suíça tem culinária própria. E muito boa.

Tanto que foi lá que surgiu o fondue, nas fronteiras suíças com a Itália e a França. O nome vem do idioma francês e significa “fundido” –do verbo fundir, derreter. Trata-se de queijo derretido, (fundido), servido em uma panela posicionada no centro da mesa, ao alcance dos comensais. A panela é colocada sobre um réchaud, para manter o fondue sempre no ponto –sem que o queijo perca o ponto de fusão. Depois, cada pessoa usa um talher em forma de garfo comprido, onde serão espetados ingredientes diversos (pães, carnes ou legumes). Em seguida, os talheres são mergulhados com calma no queijo quente fundido e levados à boca. Esse ritual se mantém pelo menos desde 1699, data da primeira citação do fondue em um livro publicado em Zurique sobre os hábitos culinários dos cantões suíços.

O fondue é tão importante naquele pais que a Swiss Cheese Union o promoveu, em 1930, o prato à categoria de patrimônio nacional. Nos anos 1960, seria popularizado pelos norte-americanos. Hoje, é conhecido no mundo inteiro.

Pouco antes, o fondue se generalizou como a forma de outros pratos que utilizam uma panela comum com algum líquido quente: fondue de chocolate (pedaços de frutas são imersas num chocolate fundido) e fondue bourguignonne, com pedaços de carne cozidos em óleo quente.

A invenção da maizena de milho em 1905 facilitou a emulsão do líquido quente da panela, permitindo até acrescentar vinho ao queijo fundido. Durante as duas guerras mundiais, a Suíça se manteve neutra, mas enviava fondues para elevar o espírito dos soldados dos aliados. Logo foi criado um ditado local: “o fondue criou o bom humor”.

Divertido para ser degustado entre amigos e saboroso ao paladar, o fondue garante um clima agradável a qualquer jantar. E nada melhor do que um encontro com atmosfera “made in Switzerland”. Boa mesa e bons amigos são artigos cada vez mais raros.


Posts Relacionados

  • Jóias que desmancham na bocaJóias que desmancham na boca da série: Os imbatíveis Doces Bárbaros Esta receita é para atender os mais exigentes paladares e dar um toque muito especial a sua […]
  • Petit Gâteau de Doce de LeitePetit Gâteau de Doce de Leite Um Ulá-lá de lamber os dedos A controvertida história da origem do Petit Gâteau discute se foi feita por um francês na França ou em […]